Cloud Computing

3 dicas para implementar com êxito o ERP na sua empresa

por udelcio • 03/09/2014 • 13:52

Fala-se muito atualmente sobre os sistemas ERP (Enterprise Resourse Planning). Sabe-se que esses softwares de gestão empresarial trazem muitos benefícios para as organizações, entre eles: a diminuição da complexidade para registrar e acompanhar os processos internos da empresa e a interação maior dos dados e informações melhorando a comunicação. Por fim, o ERP traz um controle maior sobre todos os setores da companhia, impactando para o desenvolvimento de um eficiente planejamento para os negócios.

Entretanto, para implantar um sistema ERP com sucesso, é necessário, antes de tudo, observar e analisar algumas questões. A implementação do ERP vai transformar significativamente a rotina dos colaboradores por um período considerável de tempo e exigirá uma atenção maior do empreendedor que deve se voltar para o processo de forma intensa, sob o risco de acabar perdendo pontos importantes do novo sistema de gestão de sua empresa.

Assim, para evitar possíveis problemas, listamos 3 dicas para implementar com êxito o ERP na sua empresa. Confira:

1) Escolha sensata: parece óbvio que antes de instalar um ERP a empresa deve escolher bem. Porém, é necessário reforçar esse alerta, pois ao optar corretamente por um software, a organização vai definir já desde o começo se o processo será bem sucedido. Portanto, é aconselhável investir tempo suficiente para conhecer bem o fornecedor da ferramenta.

Procurar saber sobre a metodologia que será usada no sistema ERP e a tradição da empresa no mercado também ajudará a ter certeza que o software vai se adequar bem à companhia. Nesta fase, o empreendedor precisa ter em mente que não dá para escolher um software de gestão somente baseado no custo. Além disso, é recomendável procurar fornecedores que desenvolvam sistemas ERP que estejam adequados para atender a empresa, de acordo com o setor de atuação dela.

2) Foco na capacitação: uma vez escolhido o software adequado às necessidades da empresa, é hora de investir no tempo novamente. Agora, envolvendo todos os colaboradores da organização. Então, planeje-se para oferecer horas de treinamento suficientes para as equipes que utilizarão os sistemas ficarem totalmente aptas a utilizá-lo.

É importante lembrar que a companhia contratada para implementar o software já conhece a ferramenta e tem um prazo contratual para deixar a empresa preparada para usá-lo. E ainda se faz necessário destacar que a responsabilidade do sucesso do projeto não depende apenas do fornecedor contratado. É preciso envolver todas as áreas e gestores da empresa para o total aproveitamento do software.

3) Hora de organizar: a implantação de um software de gestão significa ter um momento único na empresa para organizar e revisar os processos utilizados, eliminando os vícios adquiridos ao longo do tempo. Para essa fase, aconselha-se ainda ao empreendedor dedicar tempo para conhecer a ferramenta instalada em sua empresa, com o intuito de minimizar impactos com possíveis trocas de equipe.

O entendimento da ferramenta pelo empreendedor ou gestor da companhia também vai permitir que ele possa monitorar constantemente o uso da ferramenta com possibilidades, de tempos em tempos, de medir a utilização das funcionalidades do software e comparar com o que é realmente utilizado na prática.

Seguir essas dicas na hora de contratar um software de gestão empresarial é fundamental para o sucesso dessa nova fase na empresa e irá contribuir muito para o crescimento do negócio. Mas há algo a mais que pode ser feito para evitar problemas no futuro. Ao contratar a solução oferecida pela Meta DataCloud, além de contar com um dos melhores ERPs do mercado – os softwares de gestão da Senior – a sua empresa poderá usufruir da tranquilidade e segurança de ter as informações estratégicas disponíveis na nuvem, podendo ser acessadas de qualquer computador, a qualquer hora.

Saiba mais hoje mesmo a respeito desse novo modelo inovador que vai trazer agilidade, segurança e economia para o seu negócio. Agende uma conversa conosco, estamos à disposição para ajudar sua empresa a crescer.

Agende uma visita

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: