4 motivos pelos quais seu sistema deve estar na nuvem | Blog

Cloud Computing

4 motivos pelos quais seu sistema deve estar na nuvem

por udelcio • 09/07/2014 • 14:23

O cloud computing é famoso pelo grande número de vantagens que traz para empresas. Por mais que a maioria das pessoas se sintam mais seguras ao ter seus dados à vista, isso não é sinônimo de segurança. Confira abaixo 4 motivos pelos quais o seu sistema deve estar na nuvem.

Estar na nuvem permite:

Compartilhamento facilitado

Fazer o habitual backup e armazenar programas e arquivos na nuvem é uma ótima forma de compartilhar com maior facilidade e deixar ao alcance de outras pessoas autorizadas com mais praticidade. Google Drive e Dropbox são bons exemplos disso.

Arquivos armazenados em nuvem são compartilhados mais facilmente, já que as pessoas não precisam estar no mesmo local físico para ter acesso a eles. A nuvem faz com que seja possível armazenar arquivos a partir de uma filial em São Paulo para qualquer outra cidade do Brasil e do mundo, por exemplo. Para isso, basta compartilhar com os usuários que possuem as devidas permissões. O cloud computing não adiciona limites geográficos ao compartilhamento.

Segurança

Pouca gente sabe, mas a nuvem é o método de hospedagem mais seguro da atualidade. Em casos de força maior, como incêndios, falta de energia ou enchente, os arquivos armazenados na nuvem continuam intactos. Caso os arquivos não estejam armazenados na nuvem, eles correm riscos de interferência.

O cloud computing faz com que os arquivos sejam menos vulneráveis a esses tipos de problemas, mas isso não é o único motivo que o torna mais seguro. Os servidores dos serviços em nuvem são distribuídos em regiões geográficas bem distintas. Dessa forma, se um servidor sai do ar, é possível acessar o sistema e arquivos a partir de outro servidor localizado a milhares de quilômetros de distância sem problemas.

Economia

Além de muito eficiente, o cloud computing também é mais econômico. O sistema armazenado na nuvem faz com que os custos de infraestrutura diminuam significamente. Entre os custos que podem ser reduzidos, estão:

  • Não exigência de altos custos em softwares específicos para controle de acesso;
  • Menor custo de hospedagem;
  • Economia na instalação e manutenção dos serviços;
  • Sem custos de hardware.

Mobilidade

Além de ser uma tecnologia muito dinâmica e econômica que permite que a empresa mantenha o foco em seus serviços e diminua a preocupação com a tecnologia da informação, o cloud computing ainda traz vantagens por sua portabilidade.

Com sistemas armazenados na nuvem, não é preciso estar no escritório para acessá-los. Basta ter uma conexão à internet e não apenas os sistemas, como outros documentos e arquivos poderão ser acessados em casa ou até numa cafeteria.

O sistema e arquivos de empresas de pequeno e médio porte podem ser acessados de maneira rápida e prática em reuniões ou em trânsito, por exemplo, excluindo problemas e falhas com hardware.

Entre em contato conosco para conhecer o nosso software gerencial de alta performance e baixo custo para aderir a essa revolucionária tecnologia!

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: