Cloud Computing x Big Data: o que um tem a ver com o outro | Blog

Cloud Computing

Cloud Computing x Big Data: o que um tem a ver com o outro

por udelcio • 15/10/2014 • 13:00

Para entendermos a relação entre Big Data e Cloud Computing, primeiro temos que defini-los. Chamamos de Big Data todo o aparato tecnológico utilizado para lidar com a quantidade imensa de dados desestruturados que não para de crescer no mundo. Já a computação em nuvem (Cloud Computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados via web.

A ligação entre esses dois conceitos se dá pelo fato de que, para lidar com o Big Data (que é composto por volume, velocidade e variedade), é necessário uma infraestrutura que permita o armazenamento, o processamento e a recuperação dos mais variados tipos de dados em alta escala – ou seja, em crescimento constante.

Cloud Computing permitiu o surgimento de novos modelos de aquisição e comercialização de tecnologia da informação, especialmente para as empresas. Com a nuvem, surgiu a era dos serviços em TI. É a partir do crescimento da utilização da nuvem que temos os conceitos de Software como Serviço (SaaS), Infraestrutra como Serviço (IaaS) e Plataforma com Serviço (PaaS).

Software como Serviço (SaaS)

Software as a Service é o modelo em que as empresas adquirem um sistema computacional sem precisar adquirir licenças de uso. Neste formato, o pagamento é feito somente  pelas funcionalidades e pelo tempo de utilização contratados.

O software não fica alocado internamente, podendo ser acessado de qualquer lugar e com qualquer dispositivo móvel via web.

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

O conceito Infrastructure as a Service refere-se à contratação de infraestrutura de TI de forma virtual. Ou seja, dispositivos, servidores, hardwares e softwares são alocados virtualmente, dando à empresa mais flexibilidade, controle de custos, escalabilidade, entre outros benefícios.

Com a infraestrutura na nuvem, as tarifas são pagas conforme o espaço usado, a quantidade de dados trafegados e armazenados, entre outros itens contratados.

Plataforma como Serviço (PaaS)

O conceito de Platform as a Service trata do modelo de construção e utilização de aplicativos tecnológicos sem a necessidade de manutenção de hardware e infraestrutura de software dentro da empresa. Ou seja, um fornecedor hospeda e implementa equipamentos e sistemas utilizados para produzir as aplicações via web.

Inteligência corporativa, Big Data e Cloud Computing

Com o advento de Cloud Computing e do Big Data, a TI corporativa também passou a se tornar mais estratégica, trazendo aos CIOs um papel de decisão – antes voltado apenas para o operacional.

Como o aparato tecnológico se tornou mais robusto e também há uma constante diminuição de custos, com fornecedores de ferramentas e computação em nuvem cada vez mais especializados, as empresas começam a fazer um uso mais inteligente das informações de que dispõem. Estruturar, analisar e tomar decisões com dados gerados pelos clientes fica cada vez mais possível e, com isso, também fica mais fácil inovar em relacionamentos, produtos e serviços.

A interpretação rápida de informações para pautar a equipe de vendas ou para criar peças de comunicação mais assertivas só é possível graças às ferramentas criadas para lidar com o Big Data e com a infraestrutura oferecida por Cloud.

Os gestores de TI agora passam a ter sob sua responsabilidade este domínio das possibilidades tecnológicas, tornando-se executivos que formam grandes parcerias e administram pessoas capazes de lidar com as demandas e as ambições corporativas.

Sobre a Meta DataCloud

Sua empresa já sabe lidar com Big Data e Cloud Computing? Com a solução oferecida pela Meta DataCloud ela poderá contar com a tradição da Senior, uma das maiores desenvolvedoras de software do Brasil. O sistema gerencial de alta performance ficará disponível em nossa estrutura na nuvem, podendo ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar.

Agende uma visita

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: