Cloud computing também é para as pequenas empresas | Blog

Cloud Computing

Cloud computing também é para as pequenas empresas

por udelcio • 23/07/2014 • 11:59

Cloud computing também é para as pequenas empresasSegundo pesquisas, muitas pequenas empresas ainda apresentam resistência à computação na nuvem por imaginar que essa tecnologia não traz benefícios reais para elas, e sim apenas para as grandes. Na verdade, o cloud computing é viável também para pequenas empresas e pode ser uma opção acessível para dinamizar seus serviços. A baixa adesão das micro e pequenas empresas é fruto apenas do desconhecimento.

Benefícios do cloud computing para as pequenas empresas

Entre os principais benefícios que o cloud computing traz estão a grande capacidade de armazenamento, pequeno investimento em infraestrutura e agilidade no processamento de dados. E isso vale para empresas de todos os portes. Um estudo feito pela Convergência Research descobriu que 26% das pequenas empresas brasileiras usam esse tipo de tecnologia. Quando a pesquisa foi feita entre as grandes empresas, o número subiu para 47%. Cerca de 14% das empresas da pesquisa afirmam pretender aderir à tecnologia entre 2014 e 2015. Entretanto, a falta de informação ainda é o principal empecilho entre as pequenas empresas e o cloud computing. Nessa mesma pesquisa, 15% das empresas afirmaram não saber do que cloud computing se trata. Imaginar que o cloud computing se trata de algo que aumentará os custos do orçamento de pequenas empresas também pode ser um empecilho, já que é algo delicado para empresas desse porte. Entretanto, optar pelo cloud computing na verdade significa uma redução de custos, pois não é necessário fazer alto investimento em infraestrutura.

Cloud computing e gerenciamento remoto

O cloud computing também se mostra uma escolha muito eficaz para pequenas empresas em casos que o proprietário precisa gerenciá-la remotamente. Dessa forma, ele pode viajar para visitar clientes, fazer comparação de preços, comprar mercadorias ou mesmo cuidar de vários negócios de forma remota. E o conteúdo permanece sempre atualizado, já que uma alteração feita na sede automaticamente é enviada para nuvem e pode ser acessada a partir de qualquer lugar.

  • Infrastructure as a Service (IaaS)

Talvez a maior vantagem do cloud computing para as pequenas empresas é a IaaS. Ela representa uma forma de pequenas empresas obterem serviços de armazenamento, troca de arquivos e hardware sem precisar obter grandes e mais caros servidores.

  • Agilidade

Entre as demais vantagens que se destacam está a agilidade. Não apenas o proprietário, mas qualquer funcionário pode acessar os documentos fora do escritório. Equipes podem colaborar no trabalho mesmo se estiverem distantes fisicamente. Isso faz com que o mercado se torne mais competitivo e baixa os custos de operação. Para que o cloud computing possa ser aproveitado com toda segurança, o ideal é que sempre haja backup das informações mais importantes. A redução de custos e aumento da produtividade são os maiores benefícios que as pequenas empresas podem ter com o uso do cloud computing. E você, acha que cloud computing é uma boa para sua empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: