Cloud Computing

Cloud computing: entenda as diferenças entre cada tipo de nuvem

por udelcio • 10/12/2014 • 12:38

No cloud computing, existem três tipos de implementações de nuvem: a pública, a privada e a híbrida. Mas, como saber qual delas é a melhor de acordo com as necessidades da sua empresa?

O modelo de implantação de nuvem depende do nível de segurança que a empresa exige, dos tipos de aplicativos que serão acessados na cloud e da experiência de uso esperada por cada negócio. Para que você possa se situar melhor e decidir de maneira mais segura, preparamos este post com algumas considerações sobre cada tipo de nuvem.

A nuvem pública

As nuvens públicas são operadas por um provedor de serviços em nuvem e estão abertas a qualquer empresa que queira contratá-las. Elas são particularmente bem adaptadas para as pequenas empresas, que têm uma limitada infraestrutura interna de TI e precisam investir pouco, mas querem ser capazes de responder às mudanças no mercado com maior agilidade.

Em uma nuvem pública, o serviço está hospedado, gerenciado e mantido na rede do provedor.

Como várias empresas dividem uma mesma nuvem, é comum que algumas tenham preocupações com a segurança e privacidade. Ao mesmo tempo, os serviços baseados em nuvem pública são flexíveis e de baixo custo, e oferecem mais acesso à modernidade tecnológica, o que é conveniente para negócios emergentes.

A nuvem privada

A nuvem privada é construída e operada por apenas uma empresa. Geralmente, é implantada por grandes empresas que dispõem de uma grande equipe interna de TI, com alto grau de especialização em tecnologias como a virtualização.

As nuvens privadas são mais caras do que as nuvens públicas e demoram mais para serem implementadas, mas oferecem maior privacidade, controle sobre dados e segurança. Os serviços que a empresa pode oferecer aos seus colaboradores através de uma nuvem privada são geralmente limitados aos que sua equipe de TI pode desenvolver e implantar.

A nuvem híbrida

A nuvem híbrida combina aspectos de nuvens públicas e privadas, com diferentes modelos de implantação.

Para as grandes empresas, por exemplo, o modelo pode incluir uma nuvem privada que opera com uma nuvem pública.

Este tipo costuma dar às pequenas empresas mais conforto em relação à  segurança do que uma nuvem pública, mas também oferece mais flexibilidade a custos mais baixos do que uma nuvem privada pura.

A nuvem híbrida também oferece às empresas de todos os portes a possibilidade de usar certos tipos de aplicações, como serviços de CRM baseado em nuvem, mas mantendo os aplicativos de negócios relacionados, como os de contabilidade, em sua própria rede.

Meta DataCloud

Com o Meta DataCloud você encontra uma solução completa para a sua empresa: os benefícios da utilização de um software de alta performance – desenvolvido pela Senior, uma das melhores do Brasil – junto com a segurança e flexibilidade de armazenar seus dados na nuvem. Caso tenha ficado com qualquer dúvida ou deseje compartilhar suas experiências na nuvem, comente!

Agende uma visita

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: