Como a computação na nuvem auxilia o RH de sua empresa | Blog

Cloud Computing

Como a computação na nuvem auxilia o RH de sua empresa

por udelcio • 07/01/2015 • 16:19

O correto gerenciamento da área de Recursos Humanos requer o controle rígido de inúmeros processos, e quanto maior o número de colaboradores, mais complexa se torna a tarefa. Nesse cenário, a automação por meio da cloud computing, que consiste na realização das atividades e armazenamento de dados na nuvem, é considerada uma importante aliada dos profissionais da área.

Primeiro, surgiram os softwares para tarefas específicas, depois vieram os integradores de sistema (ERP). Hoje, a tendência entre os gestores de RH é a adoção da computação na nuvem por meio do modelo Software as a Sevice (SaaS), o que se deve às facilidades que oferece ao setor.

Quer otimizar os seus processos de gestão da empresa? Confira, abaixo, como funciona e quais são as vantagens dessa ferramenta!

Como funciona

O gestor de RH deve, em primeiro lugar, entender como funciona a computação na nuvem ou cloud computing. Nela, a informação fica guardada em um determinado lugar na internet — um servidor fora da empresa — e pode ser acessada remotamente, bastando ter acesso à conexão de banda larga.

A ferramenta de integração de sistemas agrupa os dados e os relaciona com todas as demais áreas da empresa. O modelo SaaS permite que o cliente pague apenas pela execução do serviço, sem a necessidade de comprar a licença do software.

Os antigos softwares de integração de sistemas requeriam a compra de licença da ferramenta a ser instalada na empresa, com a aquisição de equipamentos e a contratação de profissionais apenas para cuidar do ERP. Além de caros, esses programas apresentavam limitações no uso cotidiano.

O modelo na nuvem gera economia com infraestrutura — servidores, equipe técnica, sistema de proteção contra ataques —, que é responsabilidade da empresa fornecedora do SaaS, além de também ter a obrigação de manter o software atualizado. Já o cliente arca com investimento pequeno, pois paga apenas pela utilização do serviço. Para completar, a ferramenta acelera e qualifica o fluxo de informações na empresa.

Vantagens do ERP para o RH

Para o setor de RH que utiliza o esquema de autosserviço de funcionários, a vantagem da cloud computingcresce exponencialmente. Descubra, a seguir, quais são os benefícios da implantação desse conceito.

Automatiza os processos

Nas tarefas cotidianas do RH, o modelo SaaS põe fim ao uso de processos manuais — ação sempre passível de erro. Em caso de crescimento da empresa e aumento do número de funcionários, o maior volume de trabalho é facilmente comportado pelo programa, garantindo ganho de escala com rapidez e eficiência.

Na maioria dos casos, esse tipo de programa efetua tarefas com alto grau de complexidade, sem exigir o uso de máquinas mais potentes, haja vista que roda nos computadores do provedor e necessita apenas do acesso à internet para funcionar.

Dessa forma, o gestor e os seus colaboradores podem se livrar das trabalhosas fichas de anotações manuais, planilhas e arquivos físicos. Com isso, a rotina e os processos do RH ficam mais rápidos e dinâmicos. Afinal, etapas como levantar informações de um funcionário ou obter estatísticas de desempenho podem ser feitas com poucos cliques.

O grande ganho da adoção do modelo SaaS é a incorporação de melhores práticas aos processos internos da empresa. Um setor tão sensível quanto o RH ganha maior eficiência com a redução do tempo de resposta e a eliminação da redundância de atividades.

Possibilita recrutamentos mais inteligentes

Já existem soluções de cloud computing para RH que possibilitam a criação de processos seletivos mais inteligentes, de modo a facilitar a análise das informações e ajudar na escolha dos melhores profissionais.

Isso é feito a partir da coleta de um grande volume de dados, geralmente, viabilizando aos próprios candidatos o cadastro dos seus currículos online e a realização de testes de aptidão, como questionários de gramática, temperamento, lógica ou de temas específicos para cada cargo, por exemplo.

Logo depois, os algoritmos relacionam, integram e discriminam esses arquivos, gerando perfis detalhados com habilidades, qualificações e desejos dos candidatos à vaga. Assim, mais do que aumentar o número de pessoas alcançadas, também se criam diversas opções de filtrações dos participantes, o que ajuda a eliminar perfis que não contemplem os requisitos mínimos e buscar competências-chave.

Aumenta a acessibilidade das informações

As fases de recrutamento, treinamento e avaliação dos colaboradores resultam em uma grande quantidade de informações — que devem ser relacionadas e compreendidas. Com isso, uma questão central do departamento de Recursos Humanos diz respeito à maneira como os arquivos são organizados e disponibilizados.

O armazenamento na nuvem é uma forma de superar esse desafio, pois com ele os dados do setor são centralizados em um servidor externo, sendo compartilhados com todos os funcionários habilitados por meio da internet. Isso significa que a sua equipe pode acessar os dados necessários para dar continuidade a uma tarefa ou responder com agilidade às demandas solicitadas.

Além disso, o colaborador também pode acessar a sua avaliação de sua performance, dados salariais e informações de seu histórico na empresa. A relação do RH com o funcionário passa a ser mediada pelo sistema.

Facilita a avaliação de desempenho

As informações sobre o desempenho dos funcionários são armazenadas em um só local e com riqueza de detalhes. Essa condição agrega facilidade para que os gestores avaliem os resultados obtidos por colaborador. Diante disso, é possível constatar o que está bom e deve ser mantido e os pontos falhos a serem melhorados ou, em último caso, apontam quando é necessário fazer a demissão e contratação de alguém mais qualificado.

Com base nesses dados, pode-se desenvolver e implantar métodos adequados às suas carências e que contribuam para com a melhoria contínua não só do RH, mas da empresa no geral, uma vez que, quando essa área vai bem, a tendência é que todas as demais fluam corretamente.

Na atualidade, a adoção de um sistema de integração na nuvem já é uma realidade nas organizações que buscam praticidade. O ERP na nuvem garante à área de Recursos Humanos agilidade e rapidez na execução de tarefas. Ao mesmo tempo, pode identificar falhas no setor, destacando a necessidade de ajustes no funcionamento do setor.

A cloud computing eliminou um dos grandes obstáculos à adesão em larga escala da automação: o custo elevado do investimento. Hoje as diversas soluções são vendidas com preços mais acessíveis até mesmo para as empresas de pequeno porte.

Gostou desse post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: