Conheça as três razões mais populares para a não adoção do cloud computing | Blog

Cloud Computing

Conheça as três razões mais populares para a não adoção do cloud computing

por osmar • 25/06/2014 • 11:24

Conheça as três razões mais populares para a não adoção do cloud computingA aquisição de softwares como serviços (SaaS) é um processo que perpassa, necessária e naturalmente, a cultura empresarial. Algumas quebras de paradigmas precisam ser feitas e isso exige uma visão inovadora que para muitas organizações revela-se um grande desafio. Afinal, manter as informações da empresa dentro do ambiente corporativo, ainda que isso cause entraves para o negócio, pode ser uma grande tentação quando não se sabe ao certo o que é Cloud Computing e os benefícios que ele traz.

Dentre as razões mais populares para a não adoção de soluções em cloud computing, listamos três que são fortes e mexem justamente com a cultura das empresas, aquela que elas constroem ao longo dos anos. Veja:

Desconfiança

Os escândalos envolvendo agências de inteligência americanas com a espionagem a nível global tendem a tornar as empresas mais temerosas quando o assunto é segurança da informação. Afinal, com a computação na nuvem, a empresa irá hospedar suas informações em datacenters que ficam em locais que nem se sabe ao certo onde estão. Alguns gestores se perguntam: “se podem espionar o Palácio do Planalto, o que não fariam com as minhas informações?”.

Por isso que a escolha de um serviço de Cloud Computing precisa ser algo minucioso e bem pensado; e também muito bem estruturado juridicamente. Se saber onde ficam os datacenters já melhora a confiança da empresa, talvez aí esteja uma solução: perguntar ao fornecedor e, se possível, até visitar o ambiente.

Pessoas

A crença de que soluções hospedadas na nuvem substituem as pessoas especializadas em tecnologia traz desconfianças principalmente para os gestores de TI. Alguns são temerosos de que sua equipe será eliminada do organograma da empresa. Este é um paradigma que está pouco a pouco sendo quebrado, pois a TI está se tornando um departamento mais estratégico, deixando de se preocupar com as ações táticas do dia a dia para contribuir e criar soluções para o negócio. Algo como o que vem acontecendo com o RH, que vem deixando para os softwares as funções burocráticas de administração de pessoal para concentrar esforços em clima organizacional, atração e retenção de pessoas.

Internet

Sim, algumas empresas veem como um problema ter de modernizar sua rede de banda larga para poder utilizar suas soluções em Cloud Computing. Especialmente aquelas com muitas filiais que precisam padronizar seu serviço de internet em lugares que muitas vezes não são bem atendidos – há muitos lugares no Brasil onde a banda larga não é tão moderna.

Para tanto, é possível buscar ajuda em consultorias e empresas especializadas em serviços de internet. Um trabalho que pode ser feito, inclusive, com o auxílio do fornecedor de cloud computing.

 

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: