Contabilidade da empresa ganha mais eficiência com cloud computing | Blog

Cloud Computing

Contabilidade da empresa ganha mais eficiência com cloud computing

por Grupo Meta • 21/01/2015 • 12:57

 

A computação na nuvem, ou cloud computing, caiu no gosto das empresas. Hoje, é praticamente impossível encontrar um gestor que descarte o uso do sistema. Mas alguns profissionais de contabilidade ainda se mostram resistentes a armazenar arquivos, banco de dados ou informações estratégicas em um “ambiente desconhecido”. Essa insegurança precisa ser eliminada o mais rápido possível.

A questão da segurança é crucial, pois registros contábeis são extremamente sigilosos. Mas boa parte da desconfiança se deve à falta de informação sobre cloud computing. Alguns mitos cercam o armazenamento na nuvem. O risco de vazamento de dados, por exemplo, é menor do que se os arquivos estivessem em um servidor na empresa.

Vantagens da cloud computing para a contabilidade

O uso de cloud computing aposta no ganho de produtividade e de eficiência para a empresa. Recursos materiais, financeiros e de pessoal são direcionados para o foco no negócio. Dessa forma, a companhia não gasta com infraestrutura física, equipamentos, treinamento de pessoal ou aquisição/atualização de softwares.

Para o profissional de contabilidade, o sistema de integração na nuvem (ERP) permite acompanhar em tempo real todas as atividades que podem interferir no seu trabalho. A facilidade de acesso aos dados estimula a colaboração entre a empresa e seus parceiros. O cloud computing ainda oferece ao contador softwares de gestão empresarial, tornando mais ágeis os processos e facilitando a execução do trabalho.

A maioria dos registros fiscais e contábeis é realizada atualmente por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e diversos tipos de declaração são tarefas executadas na nuvem. Os órgãos governamentais apostam nesse formato, visto que ele reduz a burocracia e facilita a fiscalização. Para o contador, há a economia de tempo e o ganho de produtividade.

Além disso, o sistema de computação na nuvem oferece uma funcionalidade ainda pouco valorizada pelos contadores. Todas as informações armazenadas no sistema têm backup, o que evita transtornos como a perda de dados. A redundância busca justamente garantir a integridade dos registros e a confiabilidade da informação.

As empresas apostam no cloud computing. As três esferas governamentais, idem. O profissional de contabilidade precisa usufruir deste modelo também. Ele deve superar as desconfianças e descobrir as funcionalidades do sistema. A consultoria Frost & Sullivan projetou para 2014 um crescimento de 44% para o setor de computação na nuvem. Isso, em termos de faturamento, representa cerca de R$ 1 bilhão. O futuro já chegou e nele não há espaço para quem teme uma tecnologia que veio para ficar.

Agende uma visita e conheça todas as vantagens que a Meta DataCloud pode oferecer para a contabilidade da sua empresa. Em nosso modelo, você tem acesso a um dos melhores softwares gerenciais do país, o ERP da Senior, e paga apenas por aquilo que utilizar.

Agende uma visita

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: