4 cuidados que você deve ter antes de contratar SaaS | Blog

Cloud Computing

4 cuidados que você deve ter antes de contratar SaaS

por udelcio • 17/12/2014 • 12:11

4 cuidados que você deve ter antes de contratar SaaSSoftware como Serviço (SaaS) é a entrega de uma solução de gestão de negócios como um serviço. Ou seja, o fornecedor hospeda o sistema em seu datacenter e a empresa o utiliza online. Em outras palavras, a empresa paga uma taxa mensal para utilizar um software que é armazenado na infraestrutura do fornecedor.

Uma das principais vantagens de utilizar SaaS é a redução de custos tanto de implantação quanto de manutenção, já que, neste modelo, a empresa pode manter uma infraestrutura interna de TI focada no negócio e menos preocupada com a parte técnica, ao contrário do que ocorre no modelo tradicional – licença de uso e implantação máquina a máquina, reparos constantes e busca de especialistas terceirizados para atender ocorrências fora do comum.

Contudo, existem alguns cuidados que precisam ser considerados. E, a seguir, você vai conhecê-los e ver o que fazer para minimizar possíveis riscos, antes mesmo da contratação:

1. Faça um levantamento detalhado das suas necessidades

O primeiro ponto a ser considerado é assegurar que a aplicação SaaS vai caber em seus fluxos de trabalho e requisitos de negócio – não só agora, mas também quando as demandas aumentarem.

Certifique-se de que o fornecedor não limite a escalabilidade das soluções, pois seu negócio pode crescer e você precisa que a tecnologia o acompanhe!

2. Conheça as opções para personalização

Comece entendendo de que forma os sistemas precisam ser personalizados para o seu negócio. Depois, leve ao fornecedor e veja se ele realmente pode atender seus fluxos de trabalho e definições de transação, nos campos de dados, opções de domínio, nas particularidades da marca etc. Você deve pensar quais são as pessoas autorizadas a acessar os sistemas e em quais momentos, então veja se o provedor conseguirá parametrizar essas permissões, elencando níveis de acesso conforme a hierarquia ou o grau de especialização dos usuários. Certifique-se de que você terá autonomia para modificar a parametrização.

3. Entenda como serão as integrações – e se essa possibilidade realmente existe

Se você já tiver aplicativos SaaS que ainda deseja usar, pergunte como a integração é tratada pelo fornecedor. Evite surpresas depois que a implementação já estiver em andamento.

4. Conheça a segurança física dos datacenters

Qual é a estratégia de recuperação em caso de desastres? São várias cópias de seus dados armazenados em diferentes locais geográficos? Qual é a estratégia de contingência do fornecedor?

Agora que você conhece os cuidados que deve tomar antes de contratar um serviço SaaS, que tal conhecer a solução proposta pela Meta DataCloud? Oferecemos um software de alta performance – desenvolvido pela Senior, uma das maiores empresas do segmento no país – alocado na nuvem para que você possa acessar a qualquer hora e de onde estiver.

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: