Diminua os custos de sua empresa adotando o cloud computing | Blog

Cloud Computing

Diminua os custos de sua empresa adotando o cloud computing

por osmar • 04/06/2014 • 13:29

 

Agilidade nos processos da sua empresa

O impacto da tecnologia nos métodos de trabalho nunca foi tão grande entre as pequenas e médias empresas. Recursos antes disponíveis apenas às grandes corporações, já são acessíveis a estes empreendedores.

Dentre eles, o Cloud Computing – ou computação em nuvem – se destaca com vantagens como: acessibilidade global, flexibilidade nos trabalhos em equipe, segurança dos dados e, claro, redução de custos. Com a utilização da nuvem qualquer aplicação utilizada pela empresa, assim como qualquer arquivo necessário, fica disponível via web, sem a necessidade de instalação nos dispositivos.

Desta forma os colaboradores podem trabalhar onde for conveniente a eles, sem que precisem ir até o escritório, só é necessário o acesso à internet. Equipes podem trocar informações e avançar em projetos mesmo que seus integrantes estejam geograficamente distantes. Conveniências que se refletem em maior agilidade e melhor produtividade, além de redução nos custos com deslocamento.

Menores gastos em infraestrutura

Mas a mais drástica redução alcançada com a adoção da nuvem está na infraestrutura. O gasto, que antes era um grande investimento inicial feito na implantação de equipamentos e softwares, agora passa a ser operacional, reduzindo o custo de servidores, aplicativos e suas licenças a um valor mensal praticável por pequenas e médias empresas.

Como a maior parte do armazenamento é feita on-line, são necessários apenas equipamentos que possuam conexão com a internet para acessar estes dados. Já os arquivos e aplicativos, ficam guardados na nuvem. Não é mais preciso que sejam instalados e transferidos para cada novo computador que for adicionado à estrutura, poupando tempo e trabalho do setor de TI.

A manutenção continua existindo, mas é facilitada. Deixa de ser necessário que a TI se preocupe constantemente com updates nos programas, pois processos de atualização de softwares e segurança das informações são feitos automaticamente.

Uma infraestrutura compacta também tem como consequência um menor consumo de energia. Enquanto servidores precisam permanecer ligados 24 horas por dia em ambientes refrigerados, os equipamentos utilizados para acessar a nuvem só precisam funcionar enquanto estão sendo usados. Pesquisas indicam que a migração para Cloud Computing deve gerar até 38% de economia energética nos datacenters ao redor do mundo.

No cenário atual, de busca cada vez maior por eficiência financeira, a computação na nuvem desponta como recurso indispensável para empresas que não podem se dar ao luxo de pagar por um sistema robusto de armazenamento ou gerenciamento, sem falar da segurança do mesmo. Ou mesmo para aquelas que podem, mas buscam soluções mais eficazes, tanto em agilidade e produtividade, quanto em economia.

Mas alguns cuidados devem ser tomados ao migrar para esta plataforma virtual. Como a verificação da garantia de segurança dos dados oferecida pelo serviço contratado, a velocidade da internet, que influência diretamente na velocidade dos processos, e a possibilidade de quedas, tanto da conexão com a rede, quanto com a nuvem. É necessário avaliar todas as ofertas de serviço, e escolher a que se encaixa com as necessidades da empresa, levando em conta reviews e opiniões de outros usuários, assim como em qualquer compra.

A utilização de Cloud Computing, exige mudanças na estrutura e na rotina de trabalho da empresa, mas gera enormes benefícios em produtividade, e principalmente na redução de gastos.

Nunca pensou em levar sua empresa às nuvens? Saiba mais e comece a reduzir seus gastos.

Solicite uma Avaliação

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: