Qual é o futuro da Cloud Computing? | Blog

Cloud Computing

Qual é o futuro da Cloud Computing?

por udelcio • 27/08/2014 • 14:14

O Brasil se consolidou, de acordo com a consultoria IDC, como líder na América Latina em adoção de Cloud Computing pelas empresas. O cenário no país é tão promissor que, enquanto análise de dados no Big Data ainda é vista como algo promissor, mas que não foi desvendado pelas empresas, diversos especialistas apontam que 2014 foi o ano de consolidação da computação em nuvem. A IDC também afirma que devemos finalizar 2014 como o 4º maior mercado de Tecnologia da Informação do mundo. Se de 2010 – quando a computação em nuvem começou a se difundir – a 2013 vivíamos um período de conhecimento e mudança cultural, a partir deste ano já podemos começar a imaginar qual será o futuro da Cloud Computing. Já estamos na fase de pensar o que podemos esperar da Cloud no futuro.

TI mais estratégica

A partir da adoção de diferentes formas de Cloud, o departamento de TI torna-se uma área totalmente voltada para as estratégias de negócio. Os CIOs (diretores de TI) transformam-se em corretores de infraestrutura de nuvem, aplicações e serviços de informação, com um papel mais analítico e de consultoria do que propriamente técnico. Com a Cloud Computing, naturalmente a alta direção da empresa começa a ver o departamento de TI como uma área mais de inteligência e que precisa ser envolvida no plano estratégico. Por outro lado, os profissionais passam a ter uma visão mais estratégica ao intensificar suas parcerias com fornecedores estratégicos que os auxiliem a minimizar riscos e a acelerar a implantação de serviços na nuvem.

Mais colaboração

A partir de agora, começam a surgir mais e mais projetos colaborativos na nuvem. Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviços (PaaS) se solidificam e fortalecem esta tendência. A construção de plataformas em padrões abertos torna as empresas menos suscetíveis a alguns fornecedores, podendo ter colaboração de pessoas de diversos lugares.

Nuvens segmentadas

Também a partir deste momento de consolidação da Cloud Computing, cresce o número de datacenteres (nuvens) específicas para determinados segmentos. Isso para atender as necessidades específicas de cada tipo de indústria – o que também deve ajudar a aceleração da adoção da nuvem por estas empresas, pois elas começam a se sentir mais seguras.

Integração com ferramentas analíticas

Com os esforços das empresas para fazer análise de dados no Big Data, as aplicações corporativas desenvolvidas para a nuvem passam a ser integradas com ferramentas analíticas, possibilitando análises em tempo real, em qualquer local e por qualquer dispositivo. A conversão de Cloud, Big Data e mobilidade, se acentuam cada vez mais.

Nós podemos ajudar

Você não precisa esperar o futuro chegar para usufruir dos benefícios da cloud computing em seu negócio.

Aqui na Meta DataCloud nós trabalhamos com um dos melhores ERPs do mercado, o Gestão Empresarial e o Gestão de Pessoas da Senior, e disponibilizamos uma estrutura de computação para que você possa acessar as informações gerenciais do seu negócio a qualquer hora e em qualquer lugar.

Agende uma conversa conosco e veja de que forma a Meta DataCloud pode oferecer essa facilidade para o seu negócio hoje mesmo.

Solicite uma Avaliação

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: