Cloud Computing

Glossário de cloud computing: 10 termos importantes

por udelcio • 28/01/2015 • 16:16

 

Quando falamos de cloud computing, alguns termos começam a ficar recorrentes. Preparamos um glossário com os principais conceitos da área.

Acompanhe:

ERP na nuvem: ao contrário das soluções de ERP tradicionais, uma solução ERP nas nuvens não requer um investimento inicial substancial. Essa solução  transfere o ônus da implementação e manutenção do cliente para o fornecedor da solução e mantém a aplicação em funcionamento. Esse tipo de abordagem elimina os custos e complexidade de instalação e integração de hardware adicional para suportar o software e contratação de pessoal adicional para apoiar a aplicação em uma base contínua.

Software como Serviço (SaaS): é a entrega de uma solução de gestão de negócios como um serviço. Ou seja, o fornecedor hospeda o sistema em seu datacenter e a empresa o utiliza online. Em outras palavras, a empresa paga uma taxa mensal para utilizar um software que é armazenado na infraestrutura do fornecedor.

Big Data: chamamos de Big Data todo o aparato tecnológico utilizado para lidar com a quantidade imensa de dados desestruturados que não para de crescer no mundo.

CIOs: são os gestores de TI. Agora, com o cloud computing, eles passam a ter sob sua responsabilidade o domínio das possibilidades tecnológicas, tornando-se executivos que formam grandes parcerias e administram pessoas capazes de lidarem com as demandas e as ambições corporativas.

Cloud computing: a computação em nuvem refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados via web.

Criptografia de dados: em termos leigos, a criptografia de dados é basicamente uma forma de transformar arquivos de sua forma original para formas ilegíveis, de modo que, ao ser acessado por terceiros (geralmente espiões), estes dados passam a não ter importância significativa em suas mãos. Deste modo, para que haja compreensão dos arquivos criptografados, se faz necessário o uso de códigos/chaves para transformá-los em formatos visíveis para o público autorizado.

Datacenter: também conhecido por centro de processamento de dados, esse ambiente concentra servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados e sistemas de ativos de rede, como switches, roteadores etc.

Infraestrutura como Serviço (IaaS): refere-se à contratação de infraestrutura de TI de forma virtual. Ou seja, dispositivos, servidores, hardwares e softwares são alocados virtualmente, dando à empresa mais flexibilidade, controle de custos, escalabilidade, entre outros benefícios. Com a infraestrutura na nuvem, as tarifas são pagas conforme o espaço usado, a quantidade de dados trafegados e armazenados, entre outros itens contratados.

Plataforma como serviço (PaaS): trata do modelo de construção e utilização de aplicativos tecnológicos sem a necessidade de manutenção de hardware e infraestrutura de software dentro da empresa. Ou seja, um fornecedor hospeda e implementa equipamentos e sistemas utilizados para produzir as aplicações via web.

Redundância de dados: para que a indisponibilidade não ocorra, o fornecedor de cloud computing aplica o conceito de redundância de dados. Significa que haverão backups dos dados em diferentes datacenters para, se necessário, acionar imediatamente quando houver falhas em um determinado sítio. Assim, além de manter os dados seguros, o serviço de cloud também está preparado para mitigar os impactos das falhas e restabelecer processamento e transmissão.

 

Meta DataCloud

Precisa de ajuda para entender como todos esses conceitos podem ser aplicados no seu negócio? Agende uma visita e saiba mais sobre a nossa solução! Com a Meta DataCloud sua empresa pode ter acesso a um ERP de alta performance – desenvolvido pela Senior –  hospedado na nuvem. Segurança, agilidade e economia, tudo em uma única solução!

Agende uma visita

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: