Cloud Computing

Como a infraestrutura em nuvem pode ajudar o seu negócio

por udelcio • 08/10/2014 • 17:06

Além dos benefícios como velocidade de processamento e diminuição de custos, a infraestrutura na nuvem – ou IaaS, infraestrutura como serviço, também é uma excelente estratégia como plano de contingência em momentos de indisponibilidade por catástrofes naturais, por exemplo.

Dois tipos de nuvem, em específico, oferecem as melhores condições para um cenário de urgência: a pública e a privada.

Nuvem pública

A nuvem pública é uma candidata muito boa a ser utilizada de forma preventiva. É preciso, no entanto, que a empresa esteja confortável com o movimento de seus dados em uma infraestrutura de propriedade e gerida por um terceiro; um fornecedor. Ou seja, é preciso estabelecer entre empresário e fornecedor uma relação de confiabilidade e parceria. Neste cenário, você pode replicar os dados para o armazenamento na nuvem pública usando uma das muitas tecnologias capazes, e só iniciar os servidores externos quando for necessário.

É muito importante ter em mente os desafios relacionados com a replicação de dados e os requisitos de rede. Também é aconselhável a realização de testes com frequência, pois como a nuvem é pública, pode haver alterações desconhecidas na infraestrutura subjacente.

Nuvem privada

Uma nuvem privada, aquela que não é compartilhada e conta com infraestrutura própria, é uma boa opção num cenário de desastre desde que você tenha um local secundário, onde ela possa ser alocada, e você tem outros usos para a infraestrutura em operações normais. Numa situação de risco ou de desastre natural, você pode executar seus ambientes de teste e desenvolvimento da infraestrutura de nuvem no site secundário. Esta alternativa requer a replicação dos dados do site principal para o site secundário, mas desde que você controle ambos os pontos.

Mas convenhamos, isso tudo encarece a operação e requer equipe especializada em constante vigília. E tecnologia não deve ser vista como uma forma de complicar o negócio. Tecnologia deve ser simplificadora.

O diferencial de um serviço de infraestrutura na nuvem

O investimento numa grande infraestrutura com datacenters secundários, servidores extras, equipamentos e redes, pode não se justificar ao longo da operação da sua empresa e também pode se mostrar ineficiente em momentos críticos. É aí que um serviço de infra na nuvem pode se tornar um bom negócio.

Contar com servidores virtuais, armazenamento potente, hardwares e espaço seguro para as informações estratégicas faz toda a diferença. Além disso, suporte técnico especializado e flexibilidade de modificação das configurações de hardwares, por exemplo, são ótimos benefícios.

A infraestrutura como serviço fornece backups e os componentes necessários para operacionalizar as soluções de nuvem privada gerenciada em suas instalações. Os bons fornecedores oferecem acordos de nível de serviço (SLA) flexíveis; ajustáveis conforme a intensidade das necessidades.

Meta DataCloud

Somos especializados em computação na nuvem e em formas de fazer a sua empresa usar a tecnologia para crescer ainda mais. Em parceria com a Senior, uma das maiores desenvolvedoras do país, oferecemos um software de gestão de alta performance alocado em nossa estrutura na nuvem. Converse conosco e saiba mais sobre esse modelo inovador.

Agende uma visita

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: