A importância dos profissionais de TI quando o assunto é computação na nuvem | Blog

Cloud Computing

A importância dos profissionais de TI quando o assunto é computação na nuvem

por udelcio • 01/10/2014 • 11:27

O cenário tecnológico nas empresas mudou significativamente nos últimos anos, especialmente com o aumento da aderência dos softwares, plataformas e infraestrutura de TI como serviço (SaaS, PaaS e IaaS, respectivamente).

Conforme aumenta a aderência da Cloud Computing no meio corporativo, o papel do CIO (gestor de TI), bem como de sua equipe, toma uma importância maior nas organizações, especialmente quando se fala em segmentação das nuvens – quando datacenters específicos para determinados nichos de mercado, como Metal mecânica e Varejo, por exemplo, passam a proporcionar um nível maior de especialização e agregam empresas do mesmo segmento de mercado para potencializar resultados.

Mudança de papel

O gestor de TI deixa de ser um profissional preocupado apenas com o perfeito funcionamento do arcabouço tecnológico e começa a fazer parte das deliberações, tendo um papel ativo no planejamento estratégico da empresa. Afinal, é ele quem consegue unir e gerenciar a força dos fornecedores de Cloud com uma equipe interna competente ao mesmo tempo que transita entre as lideranças, conhecendo os anseios e as ambições da empresa.

A equipe técnica também assume um papel mais de consultoria, fornecendo análises preventivas e ajudando a desenhar os arranjos ideais para o desempenho dos sistemas, a segurança da informação e o apoio aos usuários.

Até pouco tempo, as empresas sofriam com a falta de dados para trabalhar. Agora o cenário é totalmente oposto: o excesso de dados gerados pelos sistemas internos, bem como por interações diretas com clientes e outros stakeholders, via redes sociais, por exemplo. Os profissionais de TI da equipe interna passam a organizar e gerenciar a tecnologia responsável pela análise estratégica dos dados não estruturados (Big Data), desenvolvendo ou buscando parcerias em aplicações desenvolvidas e armazenadas na nuvem com integração a ferramentas analíticas.

Nunca se falou tanto em ferramentas de CRM e Business Intelligence, por exemplo. E estas aplicações estão cada vez mais acessíveis conforme a Cloud se populariza (diminui consideravelmente os custos ao mesmo tempo que oferece desempenho e confiabilidade maiores). O alinhamento entre a tecnologia e o negócio, naturalmente, está cada vez mais estreito. Daí a importância dos profissionais de TI entenderem quais os rumos que a empresa está seguindo, para que possam se posicionar como otimizadores da capacidade de recursos computacionais e, assim, consigam contribuir com os resultados de negócio.

Inovação

Outro ponto que merece reflexão é o papel da TI nos anseios de inovação das empresas. No momento em que o mercado exige abordagens mais inovadoras do modelo de negócios (processos, relações internas, ofertas, logística, relacionamentos com clientes etc.) a computação na nuvem ajuda a criar o ambiente ideal para que as empresas consigam inovar, desde que os profissionais de TI estejam alinhados com este objetivo e estejam dispostos a contribuir.

O certo é que os profissionais de TI não podem mais ficar distantes do core business. A equipe ganha cada vez mais autonomia e investimentos para contribuir com o aparato tecnológico que simplifique os processos e potencialize os resultados.

E a sua empresa, está pronta para inovar? A área de TI pode – e deve – assumir um papel mais estratégico na organização. A solução Meta DataCloud que alia a expertise da Senior, uma das maiores desenvolvedoras de software do Brasil, à segurança das informações oferecida pela estrutura de cloud computing é ideal para fazer o seu negócio estar sempre à frente quando o assunto é inovação.

Agende uma visita

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: