Quer migrar para o modelo de Cloud Computing? 7 pontos para prestar atenção antes disso

Cloud Computing

Quer migrar para o modelo de Cloud Computing? 7 pontos para prestar atenção antes disso

12/03/2015 - 18:47

O processo de migração para o modelo Cloud Computing requer pesquisa e planejamento. Neste post vamos discutir 7 pontos que você precisa verificar antes de migrar seus sistemas e infraestrutura para nuvem.

Veja:

1 – Conheça profundamente o seu negócio

A maior barreira que as empresas enfrentam em relação à computação na nuvem é cultural. O costume de ter toda a infraestrutura e os dados alocados ainda é um entrave para adoção da Cloud Computing.

No entanto, impor este novo modelo sem conhecer a forma com que as pessoas vão reagir não é um bom caminho. Por isso, é preciso, por parte do CEO – e aí os CIOs também contribuem muito – um trabalho de reeducação.

Para que a implantação de Cloud seja realmente um sucesso, é importante que a equipe saiba da importância de manter os dados relacionados ao seu departamento sempre atualizados. É preciso deixar claros os
motivos pelos quais a empresa está estudando migrar para a nuvem; apontando benefícios tangíveis e intangíveis.

2 – Priorize o que vai para a nuvem

Cada negócio, de acordo com a sua cultura e o segmento de atuação tem necessidades específicas. Ao iniciar o processo de migração, é preciso sentar e definir quais sistemas, quais funcionalidades e quais departamentos terão acesso aos dados na nuvem.

Geralmente, um bom fornecedor de Cloud, em parceria com o departamento de TI, faz um diagnóstico e aconselha quais processos devem ser migrados. Isso faz com que os possíveis impactos operacionais e culturais sejam mitigados. Afinal, se sua empresa está adotando Cloud Computing é porque ela quer resultados e modernidade tecnológica. Para isso, priorizar é fundamental.

3 – Escolha o melhor tipo de nuvem para o seu negócio

Sabemos que há três tipos de nuvem: as privadas, as híbridas e as públicas. Saber qual delas se encaixa melhor ao seu negócio é fundamental.

Considere custos, simplicidade de operação, níveis de serviços e como o fornecedor pode ajudar a tornar seu negócio mais ágil, móvel e seguro.

4 – Saiba como vai utilizar a nuvem

O departamento de TI, em acordo com a alta direção da empresa, precisa fazer um diagnóstico dos dados que serão trafegados e processados na nuvem. Isso, se bem analisado previamente, pode ajudar a mensurar o investimento.

Fazer simplesmente a escolha pelo serviço mais barato pode se tornar uma dor de cabeça à medida que a operação vai crescendo e os níveis de serviços não foram bem escolhidos.  

5 – Defina níveis de acesso e segurança

Quanto maior a sua empresa é – com filiais em lugares diferentes, por exemplo – mais complexa se torna a estratégia de segurança da informação. Por isso, é preciso que os mesmos critérios utilizados para a infraestrutura interna sejam aplicados em relação à nuvem.

Cada departamento, cada filial, cada funcionário deve ter o nível de acesso aos dados conforme estabelecido pela TI. E isso precisa ser considerado antes de completar a migração para a nuvem.

6 – Invista na qualidade da sua banda larga

Lembre-se: Cloud Computing só funciona via internet. Por isso, é preciso um bom investimento em conexão. A partir do momento em que sua infraestrutura e sistemas estiverem na nuvem, a estabilidade da web é um ponto-chave.

Aproveite que haverá uma economia significativa com a migração para a nuvem e invista na sua infraestrutura de rede. Se ela for a melhor, tudo funcionará como você deseja.

7 – Escolha um bom fornecedor

Cloud Computing é, essencialmente, parceria. É, em grande parte, por isso que os CIOs passaram a ter uma participação mais estratégica nas empresas, pois eles são responsáveis por montar parcerias com empresas que realmente ofereçam o melhor serviço de Cloud.

Como saber quem é o melhor fornecedor de nuvem para a sua necessidade? Pergunte ao mercado, faça benchmarking, conheça a estrutura da empresa, pergunte aos atuais clientes. Pesquise bastante até se sentir confiante para fechar o negócio.

Sobre a Meta DataCloud

Adquirindo a solução oferecida pela Meta DataCloud – sistema gerencial hospedado na nuvem – sua empresa ficará mais segura na hora de optar por esse modelo. Além da tranquilidade em ter seus dados gerenciais sempre on-line, você pode contar com a garantia do ERP da Senior, uma das maiores desenvolvedoras de software do Brasil.

Está convencido dos benefícios da migração para Cloud Computing? Nos procure, nós podemos ajudar!

Agende uma visita

 

Somos especialistas em tornar a gestão das empresas mais ágil e segura.