Cloud Computing

Os benefícios da redundância de dados dentro do cloud computing

por udelcio • 13/08/2014 • 11:32

Imagine a seguinte situação: uma empresa de grande porte, com mais de 30 anos de mercado, bem estabelecida e consolidada. Esta empresa tem toda sua infraestrutura de TI administrada internamente, com datacenters alocados em sua sede administrativa. Então, acontece uma catástrofe natural e as salas de tecnologia são inundadas: todos os servidores e máquinas perdem totalmente suas funções. Não há backup das informações. Trinta anos de estudos e evolução foram perdidos em poucas horas.

É um cenário hipotético, mas, guardadas as proporções, pode acontecer com qualquer empresa. E é também para evitar este tipo de perda que as empresas investem em cloud computing.

Uma das maiores preocupações das empresas quando migram seus sistemas para cloud é quanto à disponibilidade dos dados. Afinal, já que os provedores não são mais internos, ninguém quer correr o risco de parar sua operação por falta de acesso às ferramentas. E estas falhas podem sim acontecer por problemas em hardwares, em softwares ou por falhas dos usuários.

A boa notícia é que para esta preocupação com disponibilidade, a nuvem é, antes de tudo, uma solução. Na infraestrutura interna, os dados ficam mais vulneráveis a problemas como falta de energia elétrica ou desastres naturais. Com a computação na nuvem estes riscos reduzem significativamente, pois além dos datacenters serem robustos, estão localizados em lugares seguros e protegidos com o que há de mais moderno em segurança física e virtual.

Redundância de dados

Para que a indisponibilidade não ocorra, o fornecedor de cloud computing aplica o conceito de redundância de dados. Significa que haverão backups dos dados em diferentes datacenters para, se necessário, acionar imediatamente quando houver falhas em um determinado sítio. Assim, além de manter os dados seguros, o serviço de cloud também está preparado para mitigar os impactos das falhas e restabelecer processamento e transmissão.

No contrato de fornecimento de computação em nuvem, é necessário estar muito bem especificado o plano de contingência – ou seja, que ações o cliente deve tomar e como o fornecedor deve agir para restabelecer o acesso aos dados caso ocorra uma indisponibilidade, seja por fatores humanos, seja por fatores climáticos, por exemplo.

Bons serviços de cloud, inclusive, garantem que a indisponibilidade momentânea não seja percebida pelos usuários. Em questão de segundos o backup é acionado, substituindo o datacenter que está sem comunicação. Um bom plano de contingência considera redundância de dados. Afinal, o maior benefício do cloud computing é a disponibilidade das informações em qualquer hora e em qualquer lugar. 

A empresa que contrata este serviço não quer se preocupar com nada além das estratégias de seus negócios. E é essa a solução que a Meta DataCloud oferece ao seu negócio através do modelo cloud baseado nas soluções de software da Senior: tranquilidade ao guardar suas informações em um dos melhores softwares de Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas do mercado,  com segurança e mais tempo para a sua empresa pensar em questões mais estratégicas e menos operacionais.

Você já conhece todos os benefícios da computação na nuvem para o seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe! 

Solicite uma Avaliação

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: