fbpx

Dicas para navegar com segurança usando cloud computing

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Com a cloud computing, ou seja, computação em nuvem, tudo ficou mais fácil para os pequenos e médios empresários que não precisam mais dispor de softwares caros disponíveis no mercado para a realização de processos e compartilhamento de documentos. Porém, comportamentos inadequados na hora de navegar na nuvem podem gerar sérios riscos para os dados da sua empresa e por isso é bom conhecer dicas para navegar com segurança na internet.

Veja boas dicas que vão te ajudar a cuidar bem dos dados de sua empresa:

1 – Saiba criar uma senha forte para seus serviços

A criação de senha para acessar um serviço online é muito importante para que somente pessoas autorizadas tenham acesso aos documentos. Então, nada de criar senhas que tenham a ver com datas de aniversário, fundação da empresa, nomes de filhos, pois qualquer pessoa pode querer acessar suas informações disponíveis na internet.

Crie uma senha forte, que contenha letras e números – e até símbolos, se possível – para garantir que só você e as pessoas realmente autorizadas tenham acesso.

E não se esqueça de não deixar a senha gravada nem mesmo no computador do seu trabalho, já que pode ser que alguém tente entrar quando estiver ausente e acesse dados da empresa.

2 – Saiba com quem compartilhar informações

Os documentos de uma empresa são importantes e você deve compartilhá-los somente com as pessoas que realmente precisem acessá-los. Liberar o acesso até para aquele setor que não tem nada a ver com este tipo de documento pode gerar problemas, pois alguns podem acessar erroneamente o documento e fazer alterações que gerem grandes prejuízos. Selecione sempre os funcionários que terão acesso a uma pasta de trabalho.

3 – Edite as permissões de cada documento

Quando for compartilhar alguma coisa, edite sempre o que as demais pessoas podem fazer, pois há arquivos que devem ser disponibilizados apenas para leitura e não há necessidade de que habilite a permissão de revisão para eles.

4 – Não acesse sua nuvem de qualquer computador

Prefira acessar os dados da empresa que estão na nuvem somente do seu computador pessoal ou de computadores que sejam de pessoas confiáveis, mas evitando ao máximo fazer isso. Nunca acesse de um aparelho que não conheça porque ele pode “roubar” sua senha e ter acesso aos seus dados e informações. Caso seja muito necessário acessar os arquivos de outro local, certifique-se de não deixar sua senha gravada.

Vale ainda lembrar-se do famoso antivírus que, em qualquer situação, seja em casa ou no trabalho, deve estar sempre ativado para que evite a abertura de documentos que foram compartilhados corretamente e também não instale nenhum programa espião em seu computador.

Viu como é possível navegar com segurança na internet e aproveitar as vantagens de deixar seus arquivos na nuvem sem ter maiores problemas? E você, como garante uma navegação com segurança em sua empresa? A Meta DataCloud está preparada para ajudar seu negócio a crescer mais e de forma mais segura com a solução de cloud computing.

Solicite uma Avaliação

 

Assine a nossa Newsletter