Serviços na nuvem: saiba por que a sua empresa deve seguir este caminho | Blog

Cloud Computing

Serviços na nuvem: saiba por que a sua empresa deve seguir este caminho

por osmar • 23/05/2014 • 20:06

Uma gestão empresarial eficiente é fundamental para o crescimento do seu negócio. Por isso, a tecnologia deve ser encarada como um grande investimento para o ganho de eficiência, para o aumento da produtividade, maior segurança das informações e até mesmo para a redução de custos ou redirecionamento de investimentos: tudo isso em prol da lucratividade e do crescimento sustentável dos negócios.

Em um tempo não muito distante, porém, a implantação de softwares em pequenas e médias empresas era, em muitos casos, um processo lento ou mesmo inexistente. O motivo disso, uma simples questão que faz toda a diferença: custos!

Os tempos mudaram, a tecnologia, como sempre, não parou de evoluir e, consequentemente, alternativas que cabem tanto no bolso quanto nas necessidades das pequenas e médias empresas surgiram. Dentre elas destacam-se os serviços na nuvem, também conhecido como cloud computing. Mas você sabe do que se trata e por que a sua empresa deve seguir este caminho para a gestão empresarial?

Serviços na nuvem ou cloud computing: entenda o conceito

Um hábito de longa data, a contratação de sistemas informatizados para o auxílio à gestão é considerada sempre como prioridade. Infelizmente, devido a diversos fatores, a compra de licenças de softwares, sejam eles modulares ou completos, muitas vezes ficam apenas nos planos dos pequenos e médios empreendedores, que acabam tendo custos elevados para manter as operações de suas empresas, bem como uma gestão empresarial eficiente – mesmo que este último nem sempre fosse uma máxima, visto que os processos manuais são mais suscetíveis a falhas.

O mercado de tecnologia evoluiu e mantém esta constante de forma ágil. Em um piscar de olhos, uma tendência se torna ultrapassada. Tudo isso diante às novas exigências e necessidades dos consumidores. Neste cenário, os serviços nas nuvens vem ocupando um lugar cada vez mais de destaque no mercado, sendo considerada uma tendência que veio para ficar e evoluir cada vez mais a relação entre tecnologia e eficiência gerencial.

O que muda, basicamente, com os serviços na nuvem, é que você não depende mais de gadgets, servidores robustos e diversos outros fatores para ter acesso aos dados e informações de sua empresa: com o acesso a qualquer computador – muitas vezes até tablets e smartphones – e internet, é possível utilizar estas ferramentas, independentemente da localização geográfica em que você ou quaisquer outros funcionários de sua organização estejam.

Por que a sua empresa deve seguir este caminho?

Os serviços na nuvem trazem inúmeros benefícios à sua empresa. Elas englobam desde custos à facilidade de acesso, o que permite uma maior integração dos dados e, consequentemente, análises mais relevantes para a tomada de decisão em seus negócios. Ainda não ficou convencido? Confira outros motivos para utilizar esta tecnologia imediatamente em sua empresa:

Eliminação de processos manuais

Processos manuais são mais suscetíveis a falhas. Além disso, eles não asseguram a você uma grande confiabilidade nos dados, bem como dificultam a organização deles para a geração de informações e conhecimentos primordiais para a tomada de decisões.

Redução de custos

A redução de custos se dá por inúmeras questões. A primeira delas está relacionada à própria implantação do software, que não exige máquinas com configurações avançadas e servidores para o armazenamento dos dados, já que todo o processo é realizado via web com o auxílio dos servidores da própria empresa contratada: tudo na nuvem!

Além disso, o ganho de eficiência com o trabalho é um fator crucial, visto que em consequência desta questão, os seus funcionários terão mais tempo para executar outras atividades, o que exclui a necessidade de novas contratações para auxiliar na gestão dos processos.

Mobilidade: um ponto chave!

Além de todos os funcionários, seja na matriz ou em suas filiais, compartilharem os dados para atualizações em tempo real, você como gestor ganha um grande benefício: poder acompanhar tudo o que ocorre em sua empresa e até mesmo ter acesso aos relatórios gerenciais onde quer que você esteja. Desta forma, a mobilidade permitida com um software na nuvem não impede a tomada de decisões mesmo quando você não estiver in loco.

E você, já conhecia todos os benefícios de utilizar serviços nas nuvens em sua empresa? Já utiliza esta tecnologia? Compartilhe suas experiências e esclareça as suas dúvidas conosco através dos comentários!

Solicite uma Avaliação

 [cta id=’879′]

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter:



A segurança de dados de uma empresa sempre foi uma preocupação importante para qualquer negócio. Antes da possibilidade de armazenamento de dados em memórias virtuais e em nuvem, as empresas já sofriam com a perda de arquivos físicos — seja por danos ou roubo.

Com a tecnologia da informação, os tipos de perdas de dados passaram por uma transformação também tecnológica. Isso criou para as empresas e demais instituições a necessidade de ter formas mais inteligentes e eficazes de proteger seus dados.

Veja a seguir qual é a real importância da segurança de dados em uma empresa!

Segurança de dados em uma empresa é segurança intelectual

A propriedade intelectual guarda mais do que apenas uma ideia ou um conceito. Ela protege ativos de negócios genuínos, que podem ser parte integrante dos serviços centrais do negócio.

A internet tem beneficiado bastante as empresas, mas também aumentou as chances de roubo de propriedade intelectual.

Empresas de todos os tamanhos correm o risco de ter suas ideias, produtos ou serviços exclusivos desrespeitados, mesmo estando do outro lado do mundo. Isso torna a proteção da propriedade intelectual mais importante do que nunca.

A segurança dos dados garante a confiança dos clientes

A confiança é um elemento essencial nas relações com os clientes. Eles confiam que você protegerá suas informações pessoais compartilhadas com sua empresa. Caso haja o vazamento dessas informações, seus clientes podem perder a confiança em sua empresa — e a relação entre vocês ficará abalada.

Manter os dados de seus clientes seguros é essencial para também manter um bom relacionamento com o público!

Proteção para o crescimento da empresa

Se você possui uma pequena empresa, é muito importante proteger qualquer produto ou serviço exclusivo que possua. Os concorrentes podem usar o seu sucesso para tirar parte do seu mercado, resultando em crescimento lento ou perda de lucro.

Perder uma parcela do mercado no início do desenvolvimento de uma empresa pode ser devastador, caso se tente perseguir o culpado sem qualquer proteção legal.

Portanto, independente do porte da empresa, é importante assegurar que se sua propriedade intelectual não seja violada, para garantir que ninguém utilize seus recursos de crescimento dos negócios.

Melhores práticas de proteção de dados

Manter os dados de sua empresa e de seus clientes seguros exige que seus próprios sistemas de computador sejam totalmente protegidos. As melhores políticas do mundo não os protegerão se sua rede e seus recursos estiverem em risco de ataques evitáveis.

Proteger sua rede e sistemas requer muitas das mesmas etapas periódicas requisitadas para proteger um único computador, porém em uma escala maior. Veja:

Mantenha os computadores atualizados

Ter o mais recente software de segurança, navegador web e sistema operacional é a melhor defesa contra vírus, malware e outras ameaças online. Além disso, use um firewall para manter criminosos longe de seus dados.

Automatize atualizações de softwares

Muitos programas de software se conectarão e atualizarão automaticamente para se defenderem contra riscos conhecidos. Ative as atualizações automáticas se essa for uma opção disponível.

Verifique todos os novos dispositivos

Certifique-se de verificar todos os dispositivos USB e outros antes de serem conectados à rede.

Faça backups regulares

Não apenas por ação de criminosos virtuais, mas também danos aos dispositivos de sua empresa podem ocasionar a perda de dados relevantes.

Portanto, realizar regularmente o backup de seus dados pode ajudar a proteger as informações de sua empresa. Faça o backup preferencialmente em um software de armazenamento em nuvem, pois pode ser mais seguro para a recuperação de dados perdidos.

Contratar um software de gestão de RH em nuvem pode ser a solução mais eficaz para a segurança de dados de uma empresa.

Caso você escolha o produto certo, ele mesmo se encarregará de todas as etapas necessárias para garantir que suas informações, e de seus clientes, estejam protegidas.

Gostou de saber um pouco mais sobre a segurança de dados em uma empresa? Então assine nossa newsletter para continuar recebendo informações relevantes!

CTA_E-book_CLOUD-COMPUTING