Cloud Computing

Seu sistema ficou indisponível? Saiba como evitar esta situação

por udelcio • 30/07/2014 • 11:50

A primeira regra básica para evitar a indisponibilidade dos sistemas é hospedá-los na nuvem. Sobretudo, o ERP da empresa. A decisão de hospedar a empresa na nuvem é citada por especialistas como a principal atitude que a organização deve tomar, não restando mais dúvidas sobre “se” as organizações irão adotar uma solução como esta, mas sim “quando”.

Então, uma vez que a empresa esteja hospedada na nuvem, pode contar com os serviços especializados de quem está trabalhando somente com o foco de oferecer modernidade e segurança para os sistemas da empresa contratante. Se a companhia possui uma equipe de TI, sugere-se direcioná-la para focar no plano estratégico que se refere à camada de aplicações.

Com a empresa operando na nuvem, as rotinas de backup são realizadas automaticamente, garantindo a segurança dos dados do sistema no caso de qualquer problema relacionado à infraestrutura física da corporação, envolvendo máquinas ou servidores.

Na ocasião de um desastre natural ou mesmo qualquer imprevisto, a retomada do acesso ao sistema pelos usuários pode ser feita normalmente. O ERP hospedado na nuvem, além de diminuir custos com a compra de memória, processamento e espaço de armazenamento, suporta diversos acessos simultâneos sem afetar na disponibilidade ou em perda de desempenho do sistema.

Insegurança por falta de conhecimento

Sabe-se que muitas empresas ainda não se sentem seguras em migrar seus sistemas ERP para as nuvens, por conta de diversos mitos sobre o cloud computing, entre eles, a falta de segurança das informações porque os ambientes de Data Center ficam fora da empresa.

Entretanto, esse motivo não é relevante para impedir a mudança para a nuvem, uma vez que é possível garantir a segurança das informações através de cláusulas de privacidade. E quando a empresa é pequena, não é possível avaliar com certeza o nível de segurança empregado como a atualização dos backups e dos programas antivírus. Além disso, para as MPEs se torna mais difícil lidarem sozinhas com opções mais modernas de proteção como a criptografia e a recuperação dos dados em caso de desastres naturais, como cheias e incêndios.

Enfim, a empresa que tem seu sistema na nuvem pode experimentar ganhos tanto operacionais quanto financeiros. Os processos operacionais serão mais ágeis e seguros e, consequentemente, isso se refletirá positivamente no setor financeiro da companhia. Passada essa primeira barreira, estudos também mostram que as empresas, geralmente, se adaptam rapidamente a computação em nuvem pelo simples fato de que toda essa nova tecnologia já fazia parte, pelo menos parcialmente, do dia a dia dos seus colaboradores.

Implementar essa solução e usufruir de todas as vantagens do cloud computing fica mais fácil se a sua empresa contar com ajuda profissional. A Meta DataCloud é especializada em computação na nuvem através dos softwares Senior e conhece todos os processos que precisam ser gerenciados para fornecer esse tipo de serviço de forma segura e confiável. Solicite uma avaliação gratuita, a Meta DataCloud está preparada para avaliar a situação do seu negócio e fazer um diagnóstico de como ele pode usufruir de todas as vantagens que a tecnologia na nuvem pode oferecer.

Solicite uma Avaliação

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: