Cloud Computing

Saiba por que a tecnologia em nuvem é mais segura do que o modelo tradicional

por osmar • 12/06/2014 • 11:56

Apesar de toda a disseminação da tecnologia nas nuvens em diversas empresas, ainda há outras que sentem que esse modelo apresenta muitas deficiências e não acreditam em sua utilização eficaz. Mesmo que o cloud computing mostre a cada dia seu valor ainda surgem argumentos negativos sobre segurança e questões de privacidade.

No entanto, as pesquisas confirmam: as variações em atividades de ameaças não são tão importantes quanto o local em que a infraestrutura está localizada. Qualquer coisa que pode ser acessada por alguém de fora da empresa – seja em nuvem ou métodos tradicionais – tem chances iguais de ser atacada, porque esses ataques são oportunistas por natureza.

Escalabilidade

A escalabilidade é um dos fatores que torna a computação em nuvem mais segura do que a tradicional. Ela faz com que seja mais fácil aplicar e pagar por ótimas tecnologias de segurança que já estão disponíveis no mercado. Em vez de ter que gastar com uma pequena empresa local, é possível investir em empresas reconhecidas e renomadas que renovam sua estrutura constantemente.

Portabilidade

Imagine um cenário em que o laptop de algum funcionário da empresa é roubado, ou que um pendrive repleto de informações foi perdido, ou que o computador parou de funcionar sem aviso prévio. Essas são apenas algumas das situações que mostram que a tecnologia nas nuvens é mais segura do que o modelo tradicional. Isso acontece porque em todos esses casos as informações guardadas no computador seriam perdidas, gerando muito prejuízo para qualquer empresa. Com a tecnologia nas nuvens essas informações permanecem seguras, mesmo que algo venha a comprometer os dispositivos físicos.

Acessibilidade

A portabilidade da tecnologia nas nuvens traz muito mais segurança e acessibilidade facilitada. Como as informações estão sempre guardadas e seguras independente do que acontecer com o computador, laptop ou outro dispositivo, elas também podem ser acessadas em qualquer lugar, em casa ou no trabalho.

Mas para que a segurança permaneça como uma característica forte nesses casos, é importante sempre optar por senhas de acesso difíceis para que as informações não sejam acessadas por qualquer pessoa. A tecnologia facilita o compartilhamento, mas é importante continuar prezando por sua segurança e oferecer visualização apenas às pessoas certas.

Casos de força maior

Esse tipo de tecnologia ainda é mais seguro em casos de força maior, como incêndio, obstrução do acesso à internet causado por uma árvore, falta de energia, enchente etc. Todos esses acidentes podem facilmente interferir nos serviços tradicionais, mas não se os arquivos estiverem armazenados em nuvem.

Regiões geográficas

Por fim, outro fator que faz com que o cloud computing seja mais seguro do que métodos tradicionais é o fato de seus servidores se localizarem em regiões geográficas bem distintas, a milhares de quilômetros de distância umas das outras. Dessa forma, se uma delas sai do ar, o restante ainda continua ativo.

E você, tem alguma dúvida sobre a segurança da tecnologia em nuvem? Compartilhe com a gente e vamos trocar ideias!

Solicite uma Avaliação

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: