Cloud Computing

As 5 principais vantagens do cloud computing para o setor de RH

por Grupo Meta • 06/02/2019 • 16:34

O departamento pessoal tem inúmeros processos que demandam tempo e eficiência dos colaboradores da área. Nesse contexto, a adoção do cloud computing no RH tem sido uma estratégia recorrente entre as empresas que buscam otimizar as suas atividades.

Esse recurso caracteriza-se como um modelo de utilidade no qual as organizações podem hospedar os seus processos, dados, hardwares e sistemas dentro de uma estrutura de TI, que é fornecida por um provedor de serviço de nuvem, e que pode ser acessada virtualmente a qualquer hora e de qualquer dispositivo.

O uso da ferramenta dá suporte para o setor de Recursos Humanos em diversos momentos, como implementação de um novo processo da sua própria rotina, fusões e integrações de dados dos funcionários, entre outros. Assim, o departamento fica mais simples, aumenta a produtividade e ganha independência.

Está em busca de praticidade para o seu dia a dia? Confira, abaixo, quais são os benefícios do cloud computing para o RH!

1. Eleva a produtividade

Com a possibilidade de acessar os registros dos colaboradores utilizando computador, tablet e até mesmo celular, de forma imediata, as tarefas referentes à gestão de pessoas são facilitadas. Sem falar que os funcionários também podem se tornar mais eficientes, uma vez que podem visualizar as informações e concluir as suas atividades sem ter que contatar o RH.

Os sistemas de Recursos Humanos armazenados na nuvem permitem que os gestores tenham contato individual com os membros da sua equipe. Essa condição propicia o trabalho à distância, pois viabiliza a interação sem comprometer a qualidade e preço dos serviços.

Com esse recurso, você também pode compartilhar e integrar vários sistemas da organização simultaneamente.

2. Diminui a ocorrência de erros

Por meio do apoio tecnológico gerado pela computação na nuvem, o time de RH deixa de operar manualmente, o que contribui para diminuir as falhas. Isso acontece devido à centralização e automatização das informações, que simplifica o processo de crescimento da empresa, visto que mesmo com um número de colaboradores, ele continua sendo absorvido pelo sistema sem causar impactos na equipe, além de beneficiar a escala e eficiência.

Dessa forma, a organização mantém o seu fluxo de tarefas, evitando o retrabalho, ou seja, o ato de gastar tempo corrigindo erros de tarefas que já foram realizadas.  

3. Reduz custos

A facilidade e praticidade para colher dados estão entre as principais vantagens concedidas pelo cloud computing no RH. Esse sistema proporciona muito mais agilidade quando comparado às ferramentas que se baseiam em papel e planilhas complicadas.

No mundo dos negócios, o tempo é visto como dinheiro, logo, a rapidez para acessar documentos e informações dos colaboradores acelera e melhora a tomada de decisão. Portanto, o recurso ajuda a reduzir custos, mantendo o seu orçamento equilibrado.

4. Proporciona adequação à era digital

Outro ponto essencial do gerenciamento na nuvem é o apoio às operações globalizadas, de modo a eliminar a redundância de atividades, promover a rápida captação e absorção de inovações e as boas práticas, a partir do sistema e suas atualizações.  

Dessa forma, a empresa se adequa à era digital — condição indispensável para se manter competitivo no mercado, estando em pé de igualdade com a concorrência.

5. Aumenta a segurança de dados

O investimento em um bom sistema de armazenamento virtual aumenta a segurança dos dados confidenciais produzidos pela empresa e informações relacionadas aos funcionários, pois utiliza criptografia — método que codifica as informações para que somente os emissores e receptores possam decifrá-las.

Para isso, é importante conhecer detalhadamente quais são as políticas de segurança do fornecedor. Geralmente, os provedores desse serviço aplicam políticas rígidas de segurança de dados armazenados, visando garantir a seguridade do contratante.

Adotar o cloud computing no RH contribui para fortalecer uma das áreas mais estratégicas das empresas. Com essa tecnologia, as tarefas operacionais deixam de ser um empecilho, e o seu time pode focar na conquista de metas e objetivos maiores.

Quer saber mais sobre as facilidades do cloud computing? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!

 

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: