Cloud Computing

Entenda as vantagens de investir em um sistema WMS

por grupometa • 19/06/2018 • 11:15

Fundamental e de extrema importância para todo e qualquer tipo de organização que se depare com o aumento da complexidade da sua cadeia de suprimentos, a utilização de um sistema WMS é, sem a menor sombra de dúvidas, um dos principais fatores para o sucesso do negócio.

Sigla para “Warehouse Management System”, Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português, um WMS nada mais é do que um software desenvolvido para a gestão e automação dos processos logísticos de uma empresa.

De qualquer forma, este artigo foi preparado para apresentar os principais pontos em relação ao sistema WMS. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!

Ao que se refere à automação da logística?

De forma clara e objetiva, a automação da logística corresponde à adoção de ferramentas que possibilitam a redução dos trabalhos e controles manuais. Simples assim.

Nesse sentido, estamos nos referindo, por exemplo, ao status de uso dos espaços e prateleiras de um modo geral. Com a contribuição dos dispositivos móveis, das redes locais e dos códigos de barras, o WMS é capaz de sincronizar todas as movimentações do armazém (ou armazéns, mesmo que em locais diferentes) por meio da sua base de dados.

O ponto a destacar, nesse caso, é que o sistema fornece relatórios úteis e em tempo real acerca de cada uma das mercadorias estocadas. A sua gestão é feita de maneira centralizada.

E é justamente a esse aspecto que se refere à automação da logística, pois permite a produção automática dos inventários.

Qual a sua importância para a empresa?

Para entender a importância de um software WMS para a empresa, uma ótima observação a se fazer é sua colaboração para a garantia de uma boa entrega. Isso reduz o impasse nas vendas e aumenta a satisfação dos consumidores.

Por facilitar a troca de informações com clientes e fornecedores, ganha-se uma melhor sincronização das operações que se relacionam à cadeia logística.

Ao utilizar esse tipo de solução, você terá funcionalidades que proporcionarão a otimização:

  • das compras;
  • das vendas;
  • do estoque de produtos;
  • da expedição de mercadorias;
  • entre outros.


Quais são as vantagens de investir em um sistema WMS?

Além de promover o cumprimento dos prazos de entrega, é importante salientar que, ao investir em um sistema WMS, você obterá diversas outras vantagens, incluindo:

  • maior controle sobre os processos (todas as etapas da cadeia logística poderão ser facilmente gerenciadas);
  • redução dos custos (por diminuir as tarefas manuais e os erros operacionais);
  • integração das informações (tudo poderá ser controlado em uma única plataforma);
  • modernização das operações (procedimentos que estão de acordo com o que se espera de uma empresa competitiva).

E, para concluir, mostraremos de modo breve, as ferramentas necessárias para que a aplicação do WMS seja mais eficiente. As principais são:

  • ERP (software de gestão integrada);
  • TMS (sistema de gerenciamento de transporte);
  • roteirizador (planejamento de rotas).

Para quem está em busca de crescimento e deseja oferecer o melhor serviço de entrega, a aplicação de um WMS é uma obrigação.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se sim, veja como acertar no planejamento previsto e no realizado e otimize a sua gestão financeira!

CTA ebook Data driven

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: