Auditoria operacional: o que é e por que fazer | Blog

Contabilidade/Fiscal

Auditoria operacional: o que é e por que fazer

por viviane • 05/07/2016 • 16:35

Auditoria operacionalNosso cenário atual no país já é velho conhecido: incertezas econômicas, crise e a frequente redução de custos em diversos setores. Tudo isso pode culminar em um descontrole dos procedimentos internos da empresa. A auditoria operacional hoje em dia é considerada uma grande ferramenta de gestão corporativa, seja qual for a ramificação da auditoria.

Estamos falando de um mecanismo extremamente importante para qualquer empresa, já que faz um exame bastante detalhado da administração, recursos técnicos e desempenho da organização. Ao final do processo de auditoria operacional, é possível ter um diagnóstico se as operações realizadas estão atingindo os objetivos da empresa.

Por que os gestores devem se preocupar com isso?

Com esse tipo de avaliação, é possível identificar distorções, fraudes, processos internos fora da conformidade, políticas internas que não são seguidas, entre vários outros problemas operacionais. Ou seja, o gestor que ignorar a necessidade dessa avaliação, pode estar colocando a empresa em risco.

A revisão detalhada dos ciclos operacionais de compras, vendas, contas a pagar, contas a receber, faturamento, contratação de empréstimos, logísticas, estoque e demais áreas pode gerar resultados relevantes para sanear a empresa, reduzir custos, aumentar vendas e também motivar os colaboradores.

Prevenção: a auditoria operacional evita erros e fraudes, eliminando vários riscos para o negócio.

Melhoria de processos: evita perdas e verifica quais riscos a empresa pode estar correndo.

Benefícios da auditoria operacional

Como comentamos, a importância desse tipo de análise está justamente em organizar a administração da empresa com o objetivo de melhoria contínua dos resultados operacionais. Confira outros benefícios:

  • Melhoria nas práticas de governança corporativa, aumentando a credibilidade junto aos colaboradores, cliente, fornecedores etc.
  • Demonstrações contábeis condizentes com a realidade da empresa.
  • Informações estratégicas para a tomada de decisão.
  • Oportunidade de melhoria contínua nos processos internos.
  • Identificação de possíveis riscos e fraudes.

Na sua empresa já foi feito algum processo de auditoria? Utilize esse instrumento para tornar os processos cada vez mais transparentes e tornar sua gestão segura. Aproveite e acesse o nosso e-book para entender como a contabilidade evoluiu com a tecnologia.

CTA A evolução da contabilidade

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: