BPO financeiro: uma solução inteligente para o seu negócio

Contabilidade/Fiscal

BPO financeiro: uma solução inteligente para o seu negócio

12/04/2019 - 14:00

Você sabe qual é a estrutura do seu departamento financeiro e como estão definidos os processos? Para quem está à frente da gestão, ter essa resposta pronta é fundamental. Isso porque essa é uma das áreas críticas para o sucesso da empresa. De acordo com o Sebrae, 37% das organizações que fecham alegam como principal motivo a falta de capital ou lucro. Ou seja, um problema que deriva da falta de um gerenciamento financeiro e estratégico.

Para que empresários não sofram mais com esse impasse, uma solução viável é o BPO Financeiro. A sigla vem de Business Process Outsourcing, que em português pode ser traduzido como terceirização de parte dos processos do negócio.

O BPO Financeiro, é a contratação de um serviço que envolve uma equipe especializada, por gerenciar todas as atividades e funções financeiras dos negócios da empresa. Assim, as informações são centralizadas em uma única plataforma e os resultados passam a ser consolidados de forma mais eficiente.

Com o BPO Financeiro, é possível que os responsáveis pelo aumento de produtividade, por exemplo, tenham acesso aos dados financeiros atualizados, com a oportunidade de reduzir custos, buscar lucratividade e alavancar o crescimento da organização.

Uma gestão orçamentária feita com acompanhamento constante, quando observadas todas as variações, permite também que a empresa se prepare para novos investimentos ou ações estratégicas.

Serviços realizados pelo BPO financeiro

O BPO Financeiro contempla uma série de atividades que envolvem a rotina administrativa/financeira, assim como tecnologias de controle para que as informações fornecidas sejam exatas e assertivas, fornecendo uma fiel descrição do andamento do negócio. Dentre as atividades desempenhadas pelo serviço de BPO financeiro, podemos citar algumas delas, que são:

  • Auditorias administrativas/financeiras.
  • Gestão de contas a pagar;
  • Organização de documentos financeiros;
  • Gestão de recebíveis;
  • Gerenciamento do fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária e fechamento de caixa;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Cobrança administrativa;
  • Relatórios financeiros;
  • Análise de indicadores de desempenho.

Vantagens da terceirização

A responsabilidade de cuidar do setor financeiro é algo que exige conhecimento, organização e domínio dos temas relacionados ao setor, para que não ocorram erros que possam comprometer as demais áreas do negócio. Portanto, ter uma equipe comprometida e com experiência em gestão financeira é primordial.

No entanto, um time alinhado e comprometido pode custar caro se pensarmos em todo o ciclo desde a busca do perfil de colaborador ideal, até a qualificação profissional desejada e, por fim, a contratação.

O custo para manter um colaborador também é considerável. Para uma função que recebe salário mensal de R$ 1.500,00, acaba tendo custo médio mensal para a empresa de R$ 2.775,00, sem contar os encargos de férias e 13º salário.

Com a terceirização do processo financeiro, além de profissionais especialistas na área, a empresa contratante terá uma redução considerável referente aos custos informados acima, além de outros diferenciais que são:

  • A equipe formada para prestar atendimento à empresa contratante é altamente capacitada e especializada, garantindo maior assertividade nas ações;
  • Um histórico do cliente é mantido, não havendo quaisquer problemas com perdas de informações, fato que pode ocorrer quando a empresa tem seu time de colaboradores e faz o desligamento de algum integrante;
  • Os processos de contas a pagar e receber ficam mais organizados. Isso porque a equipe terceirizada está habituada a um grande fluxo de atividades, tornando a chance de erros quase inexistente, o que traz tranquilidade e segurança para quem contrata os serviços de BPO Financeiro.
  • O sigilo das informações é de extrema importância para empresa e prestadora de serviço. Portanto, são tomadas todas as medidas necessárias para proteção de dados, eliminando quaisquer riscos de vazamento de conteúdo.
  • Relatórios com indicadores relevantes sobre o setor financeiro são fornecidos periodicamente, para que o responsável pelas estratégias e investimentos da empresa esteja a par de todo o andamento da unidade. Afinal, é necessário ter visão de mercado, números e percentuais das atividades realizadas para conduzir as ações estratégicas e de investimento.

 

Agora que você tirou todas as suas dúvidas sobre as vantagens de contratar os serviços de BPO Financeiro, fale com o Grupo Meta para garantir que a sua empresa terá uma gestão financeira ainda mais eficaz! Não espere para decidir pelo melhor para o seu patrimônio empresarial!

 

Somos especialistas em tornar a gestão das empresas mais ágil e segura.