Contabilidade/Fiscal

Certificado digital: o que é e como escolher o melhor para sua empresa

por grupometa • 19/12/2017 • 22:48

Fundamental para garantir a segurança e confiabilidade de algumas transações eletrônicas, o certificado digital é um documento que autentica a identidade de uma pessoa física ou jurídica. Ele pode ser distribuído como um programa instalado em um computador ou em um dispositivo externo, como um pen drive/token ou cartão.

No Brasil, o certificado digital é um pré-requisito para emitir a nota fiscal eletrônica (NF-e) e obrigatório para empresas inscritas nos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido. Neste artigo, você vai entender o que é o certificado digital, para que serve e como é possível adquirir um.

O que é o certificado digital?

O certificado digital é um arquivo eletrônico que utiliza criptografia para autenticar a identidade de um usuário. Na prática, ele permite a assinatura digital de qualquer tipo de documento digital, como contratos e notas fiscais. Também, permite acesso do usuário às suas informações em sistemas governamentais.

Uma assinatura digital é uma forma mais segura de referendar documentos do que uma assinatura a mão, feita no papel. Enquanto a assinatura manual pode ser copiada por um falsário habilidoso, a chave privada de um certificado digital é impossível de ser falsificada ou quebrada com ataques virtuais de “força bruta”.

Além disso, uma assinatura digital também assegura a integridade de um documento assinado. Se existir modificação não-autorizada em seu conteúdo após a anuência do signatário, a assinatura perde o valor imediatamente.

O certificado digital também permite acesso aos sistemas governamentais, facilitando a busca de informações sem a necessidade de enfrentar trânsito, filas, etc, bem como, permite o processamento de inúmeros serviços via sistema. Tudo isso de maneira muito rápida e segura.

Um certificado digital é composto por um par de chaves assimétricas, uma pública e uma privada. A chave pública é utilizada para verificar uma assinatura digital, enquanto a privada é capaz de criar a assinatura digital ou decriptar uma informação criptografada pela chave pública.

Apesar de serem bem diferentes, as chaves são matematicamente ligadas. E, como é preciso de ambas para realizar as operações possíveis com o certificado digital, um criminoso só consegue quebrar essa segurança se conseguir a posse da chave privada.

Para que serve o certificado digital?

O certificado digital é um pré-requisito para muitas operações envolvendo órgãos governamentais. Empresas que adotam os regimes de tributação de Lucro Presumido ou Lucro Real obrigatoriamente devem utilizar o certificado digital.

Já as empresas do Simples Nacional só devem possuir o certificado digital se desejarem emitir NF-e ou se empregarem mais de cinco funcionários, pois precisarão prestar dados trabalhistas, previdenciários e fiscais pela GFIP e eSocial.

E a cada ano aumentam os serviços disponibilizados com acesso exclusivo pelo certificado digital. Assim, o certificado digital deixa de ser tão somente uma obrigação, mas sim, uma facilidade nas atividades diárias, principalmente empresariais.

Como adquirir um certificado digital?

O primeiro passo para adquirir um certificado digital é a escolha do tipo. Eles são distribuídos de duas maneiras principais: o certificado A1 e o certificado A3. A diferença entre eles é que o A1 fica armazenado em um computador único que realizará a assinatura digital, enquanto o A3 está em uma mídia removível, normalmente um pen drive/token ou um cartão que é verificado por um leitor USB. A validade do certificado A1 é de até 01 ano e a validade do certificado A3 é de 01 à 03 anos.

Depois de escolher o certificado digital, é hora de escolher uma empresa que o fornecerá. Essa é uma pesquisa que deve levar em consideração mais que o preço: antes de tudo tenha certeza da credibilidade do fornecedor do documento para evitar golpes.

Depois disso, descubra qual fornecedor entrega o melhor suporte pós-vendas: normalmente os preços seguem um padrão, mas o atendimento técnico é um diferencial fundamental para evitar problemas posteriores com o certificado digital.

Agora que você já entendeu o que é um certificado digital, que tal adquirir um para sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: