fbpx

Entenda como ficar em dia com as obrigações fiscais e evitar problemas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Entenda como ficar em dia com as obrigações fiscais e evitar problemasO controle e a efetivação das obrigações fiscais são fatores essenciais para o progresso de uma empresa. Além disso, existem outras estratégias contábeis interessantes, relacionadas ao capital de giro, aos gastos e aos investimentos necessários para alavancar um negócio.

Os empreendedores que desejam se manter competitivos no mercado precisam investir na organização de todos os setores do empreendimento. Caso você tenha interesse em evitar problemas com o fisco e ainda economizar no momento de pagar impostos, fique atento às dicas que daremos a seguir!

Cuide de todos os registros

Todos os valores devem ser registrados, tanto aqueles que entram no caixa, quanto as quantias que saem dele.

Crie um método próprio para registrar estes movimentos e lembre-se de arquivar todas as notas fiscais de compras de equipamentos e produtos, as que comprovam a venda de suas mercadorias ou serviços e os comprovantes de pagamento de despesas. Depois de registrados, lance todos esses valores em uma planilha organizada.

Isso facilitará o planejamento dos próximos investimentos que você deverá fazer para o crescimento da sua empresa, além de ter o controle de todo o capital que circula por ela. Além disso, essas informações facilitarão o trabalho dos contadores, que são responsáveis por cuidar da parte financeira e tributária.

Contrate uma empresa especializada em contabilidade

Os empreendedores geralmente entendem muito do negócio que estão administrando, mas quando se trata da área tributária, o ideal é contratar uma empresa especializada no assunto. Desse modo, você terá pessoas competentes para auxiliar no controle de todas as obrigações que envolvem tributos.

Lembre-se de que, para cada tipo de empresa, são aplicadas diferentes espécies de tributos, e somente um bom profissional saberá dizer qual é a opção mais vantajosa para cada caso. Ele também saberá organizar todo o setor contábil do seu empreendimento, auxiliando no controle do fluxo do caixa, das movimentações bancárias, das contas a receber e a pagar.

Cumpra todas as obrigações fiscais e evite sanções

Vale lembrar que as obrigações fiscais devem ser efetuadas dentro do prazo estabelecido pelo fisco, tanto as declarações quanto os pagamentos em dinheiro. Os empresários que não estão em dia com o fisco podem sofrer sanções penais, civis e tributárias, além das multas previstas em lei.

Saiba a diferença entre as punições penais e as civis

As punições penais são aplicadas nos casos em que o contribuinte comete um ato ilícito tributário, como a sonegação de impostos ou o não recolhimento de determinado tributo pela legislação, por exemplo. Já as sanções civis servem para forçar o contribuinte ao pagamento de impostos em atraso, com a aplicação de um percentual sobre o valor devido ao fisco — os juros de mora.

Entenda as finalidades das sanções fiscais

Por fim, as sanções fiscais têm o objetivo de compelir o contribuinte a cumprir com a obrigação tributária, conforme disposto na lei. Entre elas estão as multas aplicadas com base no valor que o contribuinte deve para a Administração Pública.

Evite perder dinheiro por falta de conhecimento

Se determinados bens e mercadorias estiverem irregulares perante o fisco, eles poderão ser apreendidos e retirados apenas mediante o depósito do valor devido. Entretanto, os produtos estrangeiros que entrarem em território nacional de maneira irregular não poderão ser resgatados.

Por fim, os contribuintes que cometem infrações tributárias podem ser submetidos à fiscalização rigorosa, processos administrativos e judiciais, além de terem os seus regimes especiais de tributação e incentivos fiscais cassados. Diante disso, vale a pena contratar uma empresa especializada para cuidar das obrigações fiscais do seu negócio, evitando problemas com a justiça.

Este artigo te ajudou? Quer saber mais sobre administração de empresas e tributos? Siga nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo que compartilhamos!

CTA ebook crédito para empresas

Assine a nossa Newsletter