fbpx

Como funciona e quais as vantagens da assessoria contábil?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Seu dia a dia é muito corrido e você não consegue encontrar tempo para fazer uma análise dos resultados da empresa? Acredita que seria permitido trocar o regime tributário, mas precisa de um conselho de alguém que trabalhe diretamente com isso?

Talvez esteja na hora de considerar a possibilidade de procurar os serviços de uma assessoria contábil.

 

O que é a consultoria?

A consultoria pode ser realizada por um contador ou, até mesmo, por uma empresa da área contábil que possui profissionais qualificados.

Muitas vezes, essas assessorias também possuem advogados que trabalham em conjunto com os contadores, para agregar ainda mais conhecimento e dar um direcionamento melhor para as questões legais.

 

Como funciona?

O trabalho da consultoria baseia-se na compreensão da situação da empresa como um todo.

Para isso, a equipe faz uma análise detalhada de vários aspectos como: fluxo de caixa, margem de lucro, verificação dos ativos e passivos, entre outras informações.

Tudo isso para poder orientar melhor os empreendedores sobre quais opções tributárias escolher e quais as atitudes mais recomendadas para diminuir os impostos pagos e aumentar os lucros — de acordo com a lei.

Por exemplo: a empresa pode estar enquadrada no regime tributário de lucro presumido, mas, diante da análise das perdas e ganhos do ano, o mais indicado seria que ela estivesse no lucro real. Nesse caso, a assessoria contábil faria essa recomendação ao cliente!

Outro exemplo de orientação dada por uma consultoria é nos casos em que a empresa tem créditos que podem ser recuperados junto ao governo, mas os gestores não têm esse conhecimento.

Nesse sentido, a assessoria pode dar o encaminhamento em todo o procedimento para recuperar os valores para o cliente. Ótimo, não é?

 

Quais são as vantagens desse serviço?

A assessoria contábil pode contribuir para que a empresa tenha mais lucro e, em alguns casos, pague menos impostos. Confira algumas das vantagens:

 

Auxílio na escolha do regime tributário

Como citado anteriormente, a equipe faz uma análise detalhada das questões que envolvem a empresa e, diante de todas as informações, consegue direcionar para uma melhor escolha do regime tributário — seja ele o Simples Nacional, o lucro presumido ou o lucro real.

Outras vezes, a consultoria também pode recomendar a adoção de um regime especial, com tratamento tributário diferenciado.

 

Redução dos custos

Ao contratar uma empresa de consultoria, deixa-se de arcar com encargos trabalhistas da contratação de um novo funcionário para fazer esse trabalho.

Além disso, a equipe especializada tem um conhecimento técnico maior no assunto e pode ajudar a diminuir os custos da empresa ao orientar sobre o pagamento correto de impostos — evitando, assim, multas pelo descumprimento da legislação.

 

Tempo

Uma equipe especializada em assessoria contábil também está mais atualizada sobre a legislação e as ferramentas disponíveis no mercado.

Sendo assim, tem mais capacidade técnica de encontrar as melhores soluções em menor intervalo.

Além disso, os colaboradores que já atuam no setor de administração e contabilidade da empresa ganham mais tempo para desenvolver as rotinas diárias, orientar os gestores sobre a formação de preços dos produtos e pensar em estratégias de crescimento do negócio.

 

Como escolher uma assessoria contábil?

Para acertar na escolha do melhor serviço, é recomendado fazer uma pesquisa de preço, verificar os dados da empresa prestadora do serviço — como CNPJ e tempo de experiência —, e consultar opiniões com antigos clientes.

Muitas delas possuem um excelente know-how e anos de experiência no mercado, o que pode garantir um atendimento mais personalizado e eficiente.

Além disso, uma consultoria especializada pode, ainda, contribuir com tarefas como: consultoria tributária nacional e internacional, revisão de impostos e avaliação de intangíveis.

Por isso, o ideal é fazer essa pesquisa e buscar uma assessoria séria e de qualidade.

Gostou de saber sobre as vantagens da assessoria contábil? Quer descobrir ainda mais sobre o assunto? Então acompanhe nosso blog.

Assine a nossa Newsletter