Contabilidade/Fiscal

Como o planejamento tributário ajuda a reduzir custos?

por grupometa • 31/10/2017 • 09:37

Você sabe o que é planejamento tributário? Mesmo não conhecendo esse termo, provavelmente você sabe que os tributos e impostos são fundamentais para o seu negócio, não é?

Mediante os compromissos fiscais que incidem sobre as empresas, não é impossível cometer erros. Por isso, fazer o planejamento tributário corretamente é crucial para que a empresa possa exercer suas tarefas com segurança.

Quer entender o que é planejamento tributário e como ele pode reduzir os impostos da sua empresa? Continue a leitura desse post e tire suas dúvidas!

O que é planejamento tributário?

Trata-se de uma gestão fiscal voltada aos pagamentos de tributos de uma pessoa jurídica, reduzindo legalmente a carga tributária que incide sobre as empresas.

Por meio de um bom planejamento tributário, é possível ficar em dia com as obrigações fiscais e evitar problemas com o fisco, além de buscar soluções contínuas para a diminuição dos tributos. . Assim, o planejamento tributário é dividido em dois métodos:

  • operacional: responsável por acompanhar diariamente as execuções das atividades como pagamentos dos impostos e análise das situações fiscais de uma organização.
  • estratégico: encarregado por selecionar o regime tributário ideal para uma organização, ou seja, aquele que sua empresa contribuirá da melhor forma fiscal.


Quais são os benefícios de um planejamento tributário?

Devido à altíssima carga tributária do nosso país, as organizações buscam otimizar seus negócios por meio da redução dos tributos. Dessa forma, um planejamento tributário eficaz gera importantes benefícios, como:

  • regime tributário adequado;
  • ocorrência de autuações;
  • realização de orçamento eficaz;
  • aumento da competitividade no mercado.


Regime tributário adequado

Quando se é empreendedor, necessariamente é preciso escolher o regime tributário da empresa. Contudo, o planejamento tributário vai ajudar a escolher o regime mais vantajoso para cada caso. As opções são: o Simples Nacional, o Lucro Real ou o Lucro Presumido.

Ocorrência de autuações

Mediante a movimentação tributária, é possível avaliar as práticas vigentes. Assim, o gestor pode realizar prevenções periódicas para evitar as ocorrências pelos não-cumprimentos fiscais e aplicações de multas.

Realização de orçamento eficaz

Por meio de um planejamento tributário eficiente, o gestor é capaz de acompanhar os gastos e ganhos de uma empresa. Dessa forma, o orçamento anual pode se manter conforme o planejado, evitando prejuízos no futuro.

Aumento da competitividade no mercado

Quando um planejamento tributário permite a redução dos custos, é possível otimizar a sua produção. Isso permite à empresa aumentar sua competitividade no mercado e ofertar mais produtos, saindo na frente dos seus concorrentes.

Qual é a importância do planejamento tributário para a redução dos custos?

Basicamente, o planejamento tributário foi criado para auxiliar as empresas a reduzir sua carga tributária e otimizar sua gestão fiscal. Com um bom planejamento, é possível diminuir custos gerados pelos impostos, possibilitando maior fonte de receita para o seu negócio.

E sabe o que você poderia fazer se a carga tributária da sua empresa caísse 10%? Investir em novas oportunidades, ampliar o seu negócio ou até lucrar mais são apenas algumas das tantas opções!

Gostou do conteúdo? Quer ficar por dentro de outro assunto importante? Então baixe este e-book e saiba como usar o crédito para empresas de forma estratégica!

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: