fbpx

Controladoria contábil: entenda qual é sua importância e vantagens

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Todo negócio precisa contar com um planejamento estratégico e financeiro, orçamentos, dados corretamente coletados e analisados e suporte à gestão.

Nesse sentido, o papel da área de planejamento e controladoria contábil é justamente gerenciar tais tarefas, consolidando as informações e auxiliando os responsáveis por outros departamentos na gestão e no alcance dos resultados.

A controladoria dá suporte às decisões tomadas em diferentes setores por seus gerentes e pela diretoria da empresa. Trabalhando com diversos tipos de profissionais, o departamento coordena e avalia ações em curto e longo prazo, corrige desvios e aperfeiçoa acertos.

No post de hoje, entenda quem é o controller (ou gerente da controladoria) e descubra quais vantagens esse departamento traz à organização!

Profissional controller

O controller é, ao mesmo tempo, um profissional estratégico e gerencial. Ele tem responsabilidades com as áreas de:

Dependendo de como é o funcionamento do negócio, ele ainda pode ter contato com outros setores.

As ações que o controller planeja são estratégicas, observando dados obtidos, elementos internos e externos, causas e consequências e demais critérios. Depois, na parte operacional dos setores, elas são executadas pelos profissionais operacionais e sob a visão dos responsáveis pelas áreas específicas.

Dar apoio a diretores e gestores de departamentos também faz parte das tarefas, pois as próprias tomadas de decisões fazem parte da estratégia. Então, seu suporte serve para que o planejamento de cada área seja sempre o mais assertivo possível, gerando os resultados desejados lá na frente.

As tarefas gerenciais do seu trabalho vêm depois da atuação como estrategista. Enquanto o planejamento está sendo executado — e também posteriormente —, o gerente de planejamento e controladoria contábil analisa métricas diversas e conduz a continuidade e o aperfeiçoamento das práticas.


Vantagens da controladoria contábil para a contabilidade da empresa

Em suma, controllers são especialistas em contabilidade. Eles complementam essa especialidade com conhecimentos em gestão de pessoas, processos e finanças, fundamentais para qualquer departamento contábil.

Consequentemente, a controladoria qualifica os processos contábeis da empresa, analisando seus custos, o planejamento do setor, o desempenho dos funcionários, as questões contábeis, fiscais e trabalhistas e outros critérios.

A função mais importante da área é dar suporte ao responsável pela contabilidade com base no que extrai das avaliações e de outros dados importantes. Dessa forma, tarefas como realização do planejamento tributário, acompanhamento de novas leis e normas, auditorias e apresentações contábeis são bem estruturadas e continuamente melhoradas.

Como você viu, são diversas as atribuições da área de Contabilidade, que abrange muito mais do que os registros de custos, faturamento e a emissão de impostos e folha de pagamentos. Esse ambiente de estruturação e melhorias constantes não é benéfico apenas do setor contábil, pois seus resultados geram vantagens a outras áreas e ao negócio como um todo.

Os demonstrativos contábeis, por exemplo, são fundamentais para a gestão financeira e para o planejamento de orçamentos, pois estabelecem metas e acompanham indicadores financeiros.

Percebeu a importância da controladoria contábil para sua empresa? Confira nossas soluções contábeis e descubra quais delas podem ajudar você a obter os resultados que abordamos aqui!

CTA ebook Data driven

Assine a nossa Newsletter