Destine Parte De Seu Imposto De Renda Ao Fundo Para Infância E Adolescência | Blog

Contabilidade/Fiscal

Destine Parte De Seu Imposto De Renda Ao Fundo Para Infância E Adolescência

por grupometa • 07/04/2016 • 16:19

Toda pessoa física, ao finalizar sua declaração de imposto de renda, que resultar em imposto de renda a recolher, pode destinar 3% do valor devido na declaração ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA). Assim, você sabe onde seu dinheiro será aplicado.

 

Doar é simples! No formulário de declaração do IR, ao realizar a declaração completa, em “Resumo da Declaração” selecione a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Em seguida, selecione a opção “Novo”. No campo “Tipo de fundo”, marque “Municipal” e escolha o município de sua preferência. Observe o valor máximo a ser doado, na lateral direita da página e preencha o valor desejado no campo à esquerda. Após a transmissão, imprimir guia DARF referente à sua doação.

 

O FIA foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e concede incentivos fiscais aos seus doadores para financiar projetos e programas sociais que visam garantir os direitos das crianças e adolescentes previstos pelo Estatuto.

O que é o Fundo da Infância e Adolescência – FIA?

Autorizado pela Lei federal 8.242/91 é um fundo administrado pelos Conselhos de defesa da Criança e do Adolescente, criado para captar recursos destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas para a prevenção, promoção e defesa da criança e do adolescente. Esses recursos são oriundos do imposto de renda destinado por pessoas físicas e jurídicas, de multas e outras fontes de recursos que lhe forem destinados. Portanto, legalmente podem ser deduzidos do Imposto de Renda 6% de qualquer doador pessoa física que faça declaração de IR no modelo completo 6% ou 1% de pessoa jurídica tributada por lucro real. É importante que o destinador contate o CMDCA para emissão do recibo de depósito.

 

Opcionalmente, as pessoas físicas podem efetuar a doação após o encerramento do ano e antes da data de vencimento da primeira quota do IRPF. Porém, para as doações realizadas nesse período, a dedução fica reduzida e limitada a 3% do imposto devido na declaração.

 

Para saber mais sobre o Fundo Municipal para a Infância e Adolescência do município de Joinville:  https://cmdca.joinville.sc.gov.br/conteudo/1-O+que+%C3%A9.html

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: