A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um dos três pilares que compõem o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). O SPED tem como objetivo principal simplificar a administração tributária e fiscal no Brasil por meio de um modelo integrado e simplificado de gestão que visa extinguir, principalmente, a grande evasão fiscal.
A Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil) e a Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) são os outros dois subprojetos que completam o SPED, que junto com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) buscam racionalizar e padronizar as obrigações acessórias exigidas dos contribuintes. Além de uniformizar as informações fiscais e de melhorar a qualidade das informações fornecidas pela empresa aos órgãos fiscais.
As principais vantagens da NF-e para a empresa são:
Redução de custos para a empresa
O maior benefício da NF-e é a redução de custos. A Nota Fiscal Eletrônica elimina os custos com papel, impressão, postagem e transporte. Mas as vantagens não se refletem apenas ao que a empresa economiza. Embora a redução de custos seja muito evidente, existe um aumento da segurança e agilidade das informações fornecidas por meio da transmissão de dados online.
Economia para o meio ambiente
Outro fator importante é que as notas fiscais eletrônicas representam uma grande economia para o meio ambiente. A diminuição da necessidade do uso de papéis pela empresa diminui os frequentes desmatamentos e também economiza água, que é necessária para transformar a madeira em papel.
Diminuição de tempo
Outro benefício direto do uso das Notas Fiscais Eletrônicas é otimizar os esforços da empresa. Ao reduzir o tempo de administração, uma maior eficiência é obtida nas operações internas da empresa já que a NF-e representa informações transmitidas com imediatismo e eficiência.
A NF-e gera, assim, uma maior integração de informações, permitindo que a empresa conecte um maior número de tarefas dentro de processos de gerenciamento da NF-e do que as que seriam possíveis na nota fiscal impressa.
Segurança das informações
Outro benefício diz respeito à segurança das informações com a implementação de processos eletrônicos de controle e gestão. A NF-e elimina frequentes incorreções de digitação nas escriturações.
A informação gerida digitalmente reduz drasticamente a probabilidade de falsificação e a margem de erro humano como é o caso de documentos e notas fiscais impressas que podem ser extraviados ou perdidos na empresa.
A Nota Fiscal Eletrônica torna a empresa capaz de oferecer serviços de maior qualidade. Ela projeta uma imagem de inovação empresarial centrada na adaptação às novas tecnologias. Com a NF-e uma nova forma de comunicação com os clientes é estabelecida e, acima de tudo, tem lugar uma utilização eficaz dos recursos financeiros.
Hoje, se você precisar de ajuda para gerir um negócio, a escrituração eletrônica surge como uma ferramenta eficaz que, de maneira simples, centraliza todas as informações em um só lugar. E tudo sem a necessidade de uma grande experiência em contabilidade ou em tributação fiscal.