fbpx

O que é a auditoria operacional ou de gestão e qual seu objetivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Os altos e baixos na economia do país trazem frequentes alterações para dentro de uma empresa, o que pode acabar resultando no descontrole dos procedimentos internos. A auditoria operacional tem como objetivo principal a gestão corporativa de um negócio.

 

Esse é um mecanismo extremamente importante para qualquer empresa, seja qual for a ramificação da auditoria. Com ele é possível realizar um exame detalhado da administração, recursos técnicos e desempenho da organização. Ao final da auditoria operacional, já é possível saber se os objetivos da empresa estão sendo atingidos ou não.

 

Por que os gestores devem se preocupar com essa avaliação?

Com essa avaliação é possível identificar distorções, fraudes, processos internos fora da conformidade, políticas internas que não são seguidas, entre vários outros problemas operacionais. O gestor que ignorar a necessidade dessa avaliação pode estar colocando a empresa em risco.

Mas a avaliação vai além do apontamento de problemas. Com a revisão detalhada dos ciclos operacionais de: compra, venda, contas a pagar, contas a receber, faturamento, contratação de empréstimos, logística, estoque e demais áreas, é possível gerar resultados relevantes para atuar na redução de custos, aumento de vendas, além da movimentação de ações para motivação dos colaboradores.

Os processos são avaliados de duas formas:

  • Prevenção: a auditoria operacional ou de gestão evita erros e fraudes, eliminando os diversos riscos que ameaçam o negócio;
  • Melhoria de processos: evita perdas e verifica quais riscos a empresa pode estar correndo.

 

Benefícios da auditoria operacional ou de gestão

Complementando os objetivos citados acima, é preciso ressaltar que a importância desse tipo de análise está justamente em organizar a administração da empresa, partindo dos resultados operacionais identificados na auditoria.

Confira outros benefícios:

  • Melhoria nas práticas da gestão corporativa, aumentando a credibilidade junto aos colaboradores, clientes, fornecedores etc.;
  • Demonstrações contábeis condizentes com a realidade da empresa;
  • Informações estratégicas para tomar decisões eficientes;
  • Oportunidades de melhorias contínuas nos processos internos;
  • Identificação de possíveis riscos e fraudes, gerando resoluções rápidas.

 

A auditoria operacional tem como objetivo deixar todos os processos da empresa alinhados e transparentes para os gestores, eliminando as possíveis surpresas negativas do negócio.

 

Já foi feito algum processo de auditoria na sua empresa? Utilize dessa ferramenta para aprimorar sua gestão e afastar os riscos e fraudes. Conheça os serviços contábeis da Meta.

 

Leia também: Como padronizar dados na Escrituração Fiscal Digital

Assine a nossa Newsletter