fbpx

Porque automatizar os processos financeiros da empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A gestão financeira é um dos pilares que sustentam a existência de toda empresa. Quando feita incorretamente, causa estragos incomensuráveis a qualquer tipo de negócio. Para evitar erros, ganhar tempo e produtividade, diminuir o estresse e aumentar os lucros do empreendimento, você deve automatizar os processos financeiros da sua empresa.

Para ajudar você com isso, preparamos este artigo com algumas dicas valiosas e importantes para a saúde financeira do seu negócio. Confira!

Como automatizar seus processos financeiros?

Para diminuir as tarefas manuais, é necessário juntar elementos que tornarão possível substitui-las por rotinas automatizadas. Esses fatores são um misto de regras, tecnologias e atitudes.

Mesmo as maiores e mais organizadas empresas estão constantemente incorporando novas formas de otimizar sua gestão financeira. O importante é dar o primeiro o passo rumo a uma administração eficiente.

Mapeamento dos processos

Um dos principais responsáveis pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, William Edwards Deming, é o criador da seguinte frase: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

Para saber como melhorar, você precisa saber o que precisa ser melhorado. Conhecer detalhadamente cada tarefa do seu departamento financeiro é primeiro passo.

Feito isso, é possível identificar o que precisa ser otimizado, o que já está sendo feito da maneira correta e quais os pontos de gargalos responsáveis por atrasos, estresse e novos erros.

Atualização da comunicação com parceiros e instituições financeiras

Numa empresa, o relacionamento com instituições financeiras, fornecedores, parceiros e clientes é inevitável. Que tal automatizá-los? Fazendo isso você:

  • ganha rapidez;
  • retém e gerencia as informações trocadas;
  • disponibiliza esses dados para quem precisar consultá-los;
  • ganha agilidade e rapidez em outros processos.

Para isso, você vai precisar de uma plataforma que possibilite manter uma comunicação integrada entre sua empresa e as instituições financeiras e os parceiros com os quais você se relaciona.

Assim, a troca de informações fica mais rápida, segura e documentada, o que faz com que sua empresa se beneficie de inúmeras formas.

Controle financeiro com auxílio de software

Lembra quando falamos de processos manuais? Pois bem, um software de controle financeiro resolve inúmeros problemas (a maioria deles) de tarefas inerentes ao dia a dia de um departamento de finanças.

Itens como pagamento, emissão de notas fiscais e transações financeiras podem ser feitos de forma totalmente automática. Isso traz resultados óbvios como diminuição da incidência de erros e aumento da agilidade dos processos, além da redução de retrabalho.

Adoção de documentos em formato eletrônico

Já percebeu como é difícil lidar com documentos físicos? Esse não é o único motivo pelo qual eles devem ser evitados. Há uma série de razões já conhecidas para abandoná-los:

  • são difíceis de armazenar com segurança;
  • oferecem pouca agilidade ao acessar informações;
  • promovem erros e retrabalhos etc.

Assumir que documentos no formato eletrônico são melhores e fazer essa mudança agiliza consideravelmente a rotina administrativa da sua empresa.

Do aumento dos lucros à utilização correta dos recursos e informações disponíveis, automatizar os processos financeiros da sua empresa promove uma série de benefícios diretos e indiretos para você.

Para saber mais sobre o assunto e entender como podemos beneficiar o seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo.

Assine a nossa Newsletter