Simples Nacional – Receita Federal está excluindo devedores | Blog

Contabilidade/Fiscal

Simples Nacional – Receita Federal está excluindo devedores

por grupometa • 20/10/2015 • 09:27

Com a chegada do fim do ano, a Receita Federal está encaminhando cobranças  para micro e pequenas empresas, enquadradas no sistema de tributos do Simples Nacional, que estão com seus impostos em atraso, podendo gerar exclusão do sistema e enquadramento em outra forma de tributos, com carga mais elevada de cobrança.

O Sescon/SC alerta para que os empresários estejam atentos e com os pagamentos em dia, já que, caso a empresa não regularize suas dívidas, pode ser excluída do Simples e enquadrada em outra forma de tributação.

Assim que o empresário receber a cobrança do Simples, ainda poderá parcelar, após esse prazo, a empresa é excluída do Simples, podendo retornar somente em 2017, com a exigência de estar com todos os impostos em dia. É fundamental que estejam atentos às cobranças do Simples e mantenham o pagamento em dia, evitando problemas futuros para seu negócio.

Se o contribuinte optante pelo Simples considera a tributação elevada, constatará que, para a maioria, a tributação é ainda maior pelo regime de tributação com base no Lucro Presumido ou Lucro Real, pois, além da elevada carga tributária, estará sujeito a inúmeras obrigações acessórias.

Além disso, as obrigações contábeis e fiscais são mais complexas para as empresas tributadas no Lucro Presumido ou Lucro Real, a iniciar a sujeição do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), em que a empresa terá de aumentar sua estrutura administrativa e operacional para atender a essas demandas.

Ao receber comunicado da Receita Federal, contate imediatamente o seu contador.

Fonte: Jornal A Semana

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: