Terceirização contábil: conheça 4 vantagens | Blog

Contabilidade/Fiscal

Terceirização contábil: conheça 4 vantagens

por Grupo Meta • 04/10/2019 • 09:00

A terceirização contábil, questão sempre muito presente no cotidiano das empresas, tem ganhado força no cenário empresarial.

Antes, presente na rotina das pequenas e médias empresas; atualmente, ganhando espaço, inclusive, com o executivo das grandes corporações. Voltada principalmente para empresas de porte menor a terceirização vem justamente oferecer economia sem riscos a organização financeira, o mesmo vale também às empresas prestadoras de serviços por se utilizarem de uma forma mais prática de possuir suas informações e necessidades contábeis mais simplificadas. Com isso, as instituições têm buscado esse tipo de serviço e visto importância e validade na terceirização da atividade.

Quer entender o motivo dessa tendência ter se tornado uma realidade na vida das empresas? Elaboramos um artigo com algumas das principais vantagens na terceirização da contabilidade. Confira!

Legislação em constante mudança

No Brasil, a legislação que rege a contabilidade e as suas minúcias ainda é carente de atualização e de singularidade com as necessidades daqueles que a utilizam. Acrescentando isso à prosperidade pela qual passa o ramo, tornamos a velocidade da atualização das regras bastante acelerada.

Embora essa atualização seja constante e traga alguns benefícios, como o aperfeiçoamento do sistema, ela também gera efeitos colaterais que são onerosos aos profissionais e às empresas da área, como o provento de cursos de aperfeiçoamento. Para uma companhia que atua na área, esse aperfeiçoamento se dá de forma natural e integra, normalmente, o dia a dia da empresa.

Isso porque ela atua especificamente no ramo e conta com ferramentas na internet para uso interno e aproximação com os clientes. Já para as empresas que não têm a contabilidade como atividade-chave, essa atualização pode gerar o aumento de gastos com os funcionários ou até mesmo a defasagem de seus profissionais.

Manutenção do foco e aumento da inovação

Ao retirar das mãos dos funcionários da empresa a responsabilidade do setor contábil, eles terão mais tempo para se manter integrados nas atividades pertinentes ao funcionamento-chave da companhia. Ao conceder mais tempo aos funcionários para as tarefas que geram renda à empresa, abre-se precedentes para a verificação de possíveis erros e a necessidade de otimização.

Consegue-se assim, gerar ideias que trarão inovação e, automaticamente, reoxigenarão todo o sistema. Percebemos, então, que a terceirização contábil não tem apenas vantagens financeiras, mas também facilitam todo o processo operacional da instituição.

Redução de custos

Independente do momento econômico, da saúde financeira ou de projeções de crescimento de qualquer empresa, a necessidade de se cortar gastos de maneira saudável é sempre importante, para aumentar a eficiência de uma instituição. Quando pensamos em valores com a contratação e a manutenção de uma equipe ou, até mesmo, de um único funcionário para tratar da contabilidade, comparando com a contratação de uma empresa especializada no ramo, percebemos o quão gritante é a diferença.

Apenas para exemplificar, é possível perceber casos não tão incomuns, em que a contratação e a manutenção de um único funcionário chega a custar 5 vezes mais que o pagamento de serviços de uma empresa competente. A diferença se torna mais ampla à medida que funcionários gabaritados numa área estão sendo valorizados e a concorrência para contratar esse tipo de profissional está mais acirrada. Transfira essa responsabilidade técnica para quem possui estrutura e especialização, pois o seu papel é se concentrar na gestão do seu negócio, utilizando as ferramentas que poderá ter através da contabilidade feita por profissionais.

Algumas vantagens podem se citadas como a economia voltada a investimentos em tecnologias necessárias e gastos com encargos trabalhistas do pessoal que ficaria à frente para o cumprimento das obrigações. Além disso, conta-se com a especialização do serviço prestado por alguém que entende efetivamente dos processos e possui experiência no assunto, até mesmo por deter conhecimento e maior visão de resolução de conflitos que possam vir a acometer a organização, inclusive podendo contar com a controladoria em contabilidade de forma mais específica por meio do escritório contábil.

Acompanhamento Digital

A Meta dispõe de modernas ferramentas para sua empresa emitir nota fiscal e registrar a movimentação em sistema web, com suporte de profissionais capacitados para orientar e treinar em todas as operações no sistema. Os profissionais da contabilidade monitoram a movimentação efetuada no sistema para orientar as correções necessárias, visando dispor painel atualizado de contas a pagar, contas a receber, receitas realizadas, despesas incorridas, estoques e saldo de caixa e bancos.

Além disto, sua empresa poderá efetuar o acompanhamento de forma digital on line, e  desfrutará de relatórios precisos e atualizados, para melhor análise de resultado, projeção de lucro e estabelecimento de metas.

Quando a terceirização contábil é aplicada de forma sistêmica, pode ser usada, inclusive, como diferencial estratégico. Assim como foi retratado nesse outro artigo do nosso blog.

Entendeu o motivo da expansão da terceirização contábil?
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a Meta Organização Contábil e veja ainda mais vantagens desse processo!

 

Assim como foi retratado nesse outro artigo do nosso blog

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: