O que fazer para melhorar a tomada de decisão na empresa? | Blog

Contabilidade/Fiscal

O que fazer para melhorar a tomada de decisão na empresa?

por Grupo Meta • 10/12/2019 • 14:57

O dia a dia movimentado de uma empresa faz com que os gestores precisem realizar pelo menos uma tomada de decisão relevante para o desenvolvimento do negócio. Algumas são mais simples, outras mais difíceis, mas que vão impactar os resultados de alguma forma.

Devido a sua importância, muitos profissionais encontram dificuldades nesse momento, já que a decisão pode ser uma escolha sem volta, assim como as suas consequências. Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar a influência das tomadas de decisões em uma companhia e como fazê-la de forma mais precisa e segura. Confira!

Quais são os impactos da tomada de decisão em uma empresa?

Cada escolha feita pelo gestor pode gerar um resultado, positivo ou negativo. Por esse motivo, ter um entendimento amplo sobre o negócio é fundamental para realizar esse processo com exatidão. Isso envolve, números, pessoas, matéria-prima, fornecedores, cadeia produtiva, entre outros, e por afetar todas essas questões, tornando-se uma imensa responsabilidade.

Por exemplo, o aumento dos salários dos funcionários pode influenciar diretamente a satisfação da equipe, reduzindo os índices de rotatividade da organização. Ou então, a escolha do regime tributário influência na apuração dos custos com encargos sociais sobre as remunerações, gerando redução ou aumento do custo trabalhista.

Dessa forma, podemos compreender que os impactos dessas decisões geram consequências financeiras em curto, médio e longo prazo.

Como um ERP pode contribuir para uma tomada de decisão mais eficiente?

Com os avanços da tecnologia, as ferramentas digitais têm ganho cada vez mais espaço para ajudar os gestores nas tomadas de decisões. Conheça, a seguir, suas principais vantagens.

Integração entre os setores

Administrar diversas questões dentro de uma empresa pode atrapalhar bastante a gestão de um negócio e, consequentemente, a tomada de decisão. Implementar um sistema específico integra as informações de todos os setores em um único lugar, simplificando o trabalho, já que é possível ter uma visão mais completa da companhia.

Além disso, a equipe consegue atuar de forma unificada e alinhada com o objetivo de alcançar um crescimento sustentável.

A integração do movimento financeiro, de contas a pagar e contas a receber para a contabilidade, ocasiona agilidade no processamento contábil e melhoria dos prazos de geração dos relatórios contábeis, favorecendo a análise de resultado para os gestores.

Minimização de custos

Tarefas feitas de forma manual gastam mais tempo e recursos para serem finalizadas. Com a implementação de um software, esses custos podem ser reduzidos de maneira significativa. Por exemplo, pela desnecessidade do uso de papéis e tinta de impressora, identificação de possíveis desperdícios por meio dos relatórios emitidos, entre outros.

Controle e segurança

A automatização das atividades propicia um acesso fácil e organizado, sendo possível averiguar se tudo está em ordem, gerando um controle mais efetivo. Além disso, uma ferramenta adequada reduz o risco de erro humano, que pode ocorrer com mais frequência quando as tarefas são realizadas manualmente.

Documentos e informações de uma empresa sempre estão suscetíveis a perdas ou extravios e, com um sistema de gestão, tudo fica armazenado digitalmente, conferindo segurança aos processos.

Diminuição do retrabalho

O retrabalho afeta bastante a produtividade. Isso pode ocorrer em ambientes que não se preocupam com a organização e a automação dos processos, já que em cada erro a tarefa precisa ser refeita sem necessidade. Com um recurso apropriado, as atividades são padronizadas, o que melhora o fluxo de tarefa e minimiza os retrabalhos.

Acompanhamento dos resultados

Uma boa maneira de mensurar o desempenho do negócio, identificar e solucionar falhas e encontrar oportunidades para aprimoramento é por meio do acompanhamento dos resultados, com base em dados confiáveis e precisos. Esse controle é possível com um software de gestão que gera relatórios e gráficos dos principais indicadores, simplificando a tomada de decisão.

Agora que você já sabe os impactos da tomada de decisão nos resultados da empresa, não espere mais para ter uma boa ferramenta como aliada e aproveitar todas as vantagens que ela pode oferecer. Para isso, você pode contar com o sistema oferecido pelo Grupo Meta, em que as informações são digitadas uma única vez no sistema, gerando todos os reflexos necessários no processo empresarial, além de propiciar agilidade, segurança e eficiência no cumprimento das obrigações legais.

Deseja automatizar os processos da sua empresa e obter melhores resultados? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

 

E-book RH 4.0

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: