O que é a metodologia de OKR e como implementar na empresa?

Gestão de Pessoas

O que é a metodologia de OKR e como implementar na empresa?

14/11/2017 - 13:23

Tendência em crescimento na gestão corporativa no Brasil, o método OKR é uma forma de alinhar conjuntos de metas individuais e coletivas que possibilitem a uma organização atingir os seus objetivos.

Apesar do interesse que a metodologia tem despertado, nem todas as empresas sabem exatamente o que é OKR e qual é a melhor forma de implementá-la. Você se encontra nessa situação? Continue a leitura deste texto e conheça um pouco mais sobre essa eficaz ferramenta de gestão!

O que é OKR?

Criada e implementada em primeiro lugar na Intel, a metodologia OKR popularizou-se após apresentar excelentes resultados na Google. Seu grande diferencial é sua capacidade de mobilizar os colaboradores em busca de metas ousadas, visando sempre um resultado global da empresa ou organização. Elas resultam em maior engajamento e maior produtividade entre os colaboradores.

Por meio da metodologia OKR é definido um determinado objetivo (Objectives) e proposta uma fórmula para dimensionar o alcance dos resultados desejados (Key Results). Para que esse processo seja bem sucedido, há algumas características que devem ser seguidas na definição das OKRs. Confira algumas delas:

Objetivos simples

As metas propostas devem ser de fácil entendimento para todos os colaboradores, e também devem ser facilmente mensuráveis.

Ciclos rápidos

Para garantir mais agilidade ao processo, o ideal é que se estabeleçam metas com prazo máximo para conclusão de até três meses.

Metas definidas com colaboradores

Os objetivos devem ser definidos com a participação dos colaboradores, para mobilizá-los de forma efetiva. A fórmula ideal aponta que apenas 40% dessas metas sejam determinadas pela gestão da empresa, apresentando as diretrizes globais da organização.

Já os 60% restantes dos objetivos devem ser sugeridos pelos próprios colaboradores, cada um deles definindo suas metas pessoais para o atingimento dos objetivos da empresa.

Processo transparente

Uma vez definidas, as OKRs devem ser amplamente divulgadas, garantindo que todos os colaboradores da empresa compreenderam as metas globais e individuais. Trata-se de uma estratégia para garantir não apenas o engajamento de todos, mas também valorizar o trabalho em equipe.

Como implementar OKRs?

Confira algumas medidas que podem facilitar a implantação da metodologia OKR na sua empresa:

Adapte a realidade da organização

Apesar de seguir um processo previamente elaborado, a metodologia OKR não deve ser aplicada de forma semelhante em todas as empresas, pois cada uma delas tem suas características. Por isso, é preciso adaptá-la e ajustá-la à realidade da organização.

Introduza OKRs em ciclos

Também não é recomendável introduzir a metodologia OKR de uma única vez em todas as áreas da empresa. Defina um setor específico para uma “implantação piloto”. Se tudo correr bem, amplie o número de áreas participantes a cada ciclo trimestral.

Tenha um líder no processo

Preferencialmente um gestor da empresa, com amplo conhecimento sistêmico da organização, deve atuar como um líder na implantação das OKRs. Ele deverá estudar profundamente a metodologia e treinar as equipes envolvidas para garantir o sucesso do projeto.

Faça avaliações constantes

Durante a implementação das OKRs, estabeleça avaliações constantes. O ideal é acompanhar o andamento dos indicadores toda as semanas. À medida que as OKRs forem sendo absorvidas pela cultura da empresa, esses acompanhamentos podem ocorrer em prazos mais longos.

Agora que você já sabe o que é OKR, que tal ajudar outras pessoas a entender a importância de implementar essa metodologia nas empresas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e marque os amigos que precisam conhecer essa ferramenta de gestão!

CTA Segredos da Gestão de RH

Grupo Meta
Somos especialistas em tornar a gestão das empresas mais ágil e segura.