Nossa ferramenta para gerenciamento de arquivos XML ajuda sua empresa no armazenamento e organização dos arquivos nesse formato. Dessa forma, suas NF-es e CT-es podem ser buscadas automaticamente na Secretaria da Fazenda (SEFAZ), além de serem validadas e armazenadas em um mesmo lugar, de forma segura e escalável.


Principais funcionalidades


Download de NF-e e CT-e

Conexão com ambiente da SEFAZ nacional — onde são armazenados e autorizados os NF-es e CT-es pelo Fisco — para garantir integridade e sigilo das suas informações. Assim, qualquer NF-e ou CT-e destinada ao CNPJ da sua empresa em qualquer lugar do Brasil é capturada e armazenada automaticamente.


XMLs x SPED Fiscal

Consolidação das NF-es da base de dados do gerenciamento de arquivos XML com as notas do SPED Fiscal da sua empresa. Veja as NF-es que estão faltando por meio de um relatório que cruza as informações dos seus XMLs e permite que você importe as notas e faça o lançamento correto.


Pesquisa avançada

Pesquise de forma rápida e eficiente por todos os seus documentos fiscais cadastrados na base do gerenciamento de arquivos XML. É possível fazer a pesquisa por vários critérios de busca, como CNPJ, número do documento, valor, entre outros.


Manifestação do destinatário

Ferramenta para manifestação dos documentos fiscais, que pode ser feita individualmente ou de forma simultânea em vários documentos. Identifique se alguma NF-e não foi solicitada ou não tem relação com seu CNPJ e dê o encaminhamento necessário com apenas um clique e em tempo real na SEFAZ.


Monitoramento de eventos

O monitoramento de eventos pode ser feito de duas formas. Por e-mail, sempre que houver alguma atividade, como cancelamento de documento fiscal, carta de correção, manifestação do destinatário, aviso de conclusão de tarefas, download em lotes e envio de XMLs solicitados pelo usuário, a ferramenta faz uma notificação para o e-mail das contas cadastradas.

 

Também é possível fazer o monitoramento pelo grid de visualização. Dessa forma, você faz a verificação por meio de um indicador que demonstra as ocorrências de documentos cancelados, carta de correção, entre outros. Acesse também relatórios personalizados com essas informações.


O que diz a legislação

Fazer essas adequações usando o sistema de gerenciamento de arquivos XML é responsabilidade das empresas e não da contabilidade. Segundo a legislação (art. 10 do anexo 11 do RICMS/SC), tanto emitente quanto destinatário precisam manter as NF-es em arquivo digital pelo prazo determinado pela legislação tributária e apresentá-los à administração pública sempre que for solicitado.

 

Veja as principais determinações da lei:

 

  • Art. 10. O emitente e o destinatário deverão manter a NF-e em arquivo digital sob sua responsabilidade, mesmo fora da empresa, pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda de documentos fiscais, disponibilizando-o à administração tributária quando solicitado.

 

  • § 1º O destinatário deverá verificar a validade e autenticidade da NF-e e a existência da respectiva autorização de uso, tendo que consultar se a chave de acesso está autorizada ou não.

 

  • § 2º Caso o destinatário não seja contribuinte credenciado para a emissão de NF-e, deverá manter em arquivo o DANFE relativo à NF-e da operação para apresentar à administração tributária, quando solicitado. Se o contribuinte não for credenciado para emissão da NF-e deverá armazenar então o DANFE relativo à operação.

 

  • § 3º O emitente da NF-e deverá manter em arquivo, pelo prazo estabelecido na legislação tributária, o DANFE que acompanhou o retorno de mercadoria não entregue ao destinatário e que contenha o motivo do fato em seu verso.
    *

    Acesse o gerenciador clicando aqui!

QUERO ESTA SOLUÇÃO

Preencha os campos ao lado e um de nossos consultores entrará em contato.






Ligue agora (47) 3431.5700
 

Veja também

 

Terceirização

Ao terceirizar a mão de obra de alguns serviços, como limpeza, portaria, recepção, entre outros, sua área de RH pode...
 

Consultoria fiscal

O papel da escrituração fiscal – que inclui a rotina de lançamento e apuração de impostos, além de contribuições de...
 

Assessoria comercial

Nós podemos ajudar a iniciar seu sonho! Na assessoria comercial, desenvolvemos o plano de negócios e ajudamos no controle orçamentário...
 

Assessoria empresarial

Pensando em contribuir diretamente com os empresários, desenvolvemos no Grupo Meta uma assessoria voltada para as empresas. Cuidamos desde a...
 

Assessoria Administrativa

Nosso objetivo é prestar todos os serviços necessários para manter seu patrimônio. Nessa assessoria, que pode ser feita para pessoas...