fbpx

DIRPF – Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – Consultar restituição e pendências

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Consultar restituição de imposto de renda

Consulte a situação da sua restituição de Imposto de Renda, apurada pela Declaração de Imposto de Renda (DIRPF):

https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

 

Obter restituição de imposto de renda não resgatada no banco

A restituição de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) é feita através do processamento da Declaração de Imposto de Renda (DIRPF).

Se a sua restituição de imposto de renda não está correta, ou você não recebeu os valores, consulte o extrato para entender o que aconteceu. Se for o caso, entregue uma declaração retificadora (nova declaração, que corrige a anterior).

Se a restituição estiver na situação “Disponível para reagendamento”, entre em contato com o Banco do Brasil pelo telefone 4004-0001, para reagendar o pagamento (opções 8>2>1).

Utilize este serviço, se a restituição foi depositada, mas você não sacou no banco dentro de 1 ano e os valores retornaram para a Receita Federal.

Porém, se você quer obter restituição de imposto que foi pago indevidamente ou a maior que o devido, depois do processamento da declaração, solicite a restituição pelo sistema web, ou programa, Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).

 

Alterar dados bancários para restituição 

Altere a conta bancária informada em pedido eletrônico de restituição, ressarcimento ou reembolso de tributos (PER/DCOMP) ou na Declaração do Imposto de Renda (DIRPF).

Utilize este serviço caso os valores não tenham sido depositados, porque o banco considerou a conta inválida.

Atenção! O titular da conta bancária deve ser o próprio contribuinte e a conta deve ser do tipo conta-corrente ou poupança.

Para alterar a conta bancária informada no sistema PER/DCOMP, acesse Alterar dados bancários e informe os dados corretos da conta.

Se a conta foi informada na sua Declaração de Imposto de Renda, acesse o sistema e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index) , na opção Meu Imposto de Renda (Extrato DIRPF). Na seção Restituição, clique em Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição.

Demais esclarecimentos: https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-restituicao-de-imposto-de-renda

 

Acompanhar o processamento da declaração

Acompanhe o processamento da declaração para verificar a situação da entrega.

Se a situação da declaração indicar que está retida em malha, consulte as inconsistências e, se for o caso, retifique (corrija) as informações enviando uma nova declaração (retificadora).

Acesse o sistema e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index) , na opção Meu Imposto de Renda . Na seção Extrato de Processamento.

Demais esclarecimentos: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/malha-fiscal

 

Fonte: Receita Federal do Brasil

Assine a nossa Newsletter