5 atitudes de um empreendedor de sucesso | Blog

RH/Terceirização

5 atitudes de um empreendedor de sucesso

por Grupo Meta • 25/06/2015 • 15:49

5 atitudes de um empreendedor de sucessoA aventura de abrir um novo negócio atrai cada vez mais pessoas que buscam levar a vida fazendo algo que lhes dê mais retorno financeiro, pessoal e emocional. O trabalho com carteira assinada, que antes era preferência pela estabilidade, tem cedido lugar aos projetos principalmente dos pequenos empreendimentos, aliando o sonho ao desejo de ser o o próprio patrão.

Mas para quem é novo no empreendedorismo pode parecer assustador pensar em lançar e administrar um negócio. Uma boa alternativa é justamente pesquisar quem já está na área, para saber quais as condutas mais comuns e produtivas. Quer conhecer algumas dessas atitudes para se inspirar? É o que veremos na postagem de hoje.

Ter persistência

Sucesso é o resultado de quem acredita em um projeto e não desiste até alcançar os resultados sonhados. E para poder transformar uma ideia em realidade, o mais provável é que você tenha mais fracassos e “nãos” do que o contrário. Use essa energia que facilmente poderia ser alocada na depressão como combustível para seguir em frente.

Já leu a célebre frase de Bill Gates, fundador da Microsoft? “Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria das pessoas não faz”.

Lembre-se: persistir não significa repetir os mesmos erros. Portanto, aprenda a modificar as ações para alcançar o resultado final de acordo com as experiências vividas e trocadas.

Traçar metas claras e objetivas

Quando planejamos uma viagem, precisamos saber o caminho, o meio de transporte, o custo para chegar até o local, como nos manteremos — hospedagem, alimentação — e inclusive a volta para casa. A praticidade rege os movimentos.

Um empreendimento também é um projeto que requer detalhes para que possa sair do papel. Então, não adianta escrever “sucesso” em uma folha de papel e sair em busca de resultados. Conheça o seu mercado, os passos necessários para transformar o plano em realidade, quais os investimentos necessários e os possíveis entraves.

Saber reconhecer

É fácil perder o contato com as pequenas vitórias do dia quando parece que estamos lidando com os maiores problemas do universo. Impostos, burocracia e outros entraves, consomem a paciência de tal forma que, ao final de cada etapa, o esgotamento não permite aproveitar o momento.

Rever esse posicionamento é fundamental para o empreendedor de sucesso. Comemore cada passo que o deixe mais próximo de alcançar seu objetivo. Quanto mais difícil, maior a vitória. Reconheça os parceiros e funcionários que estão ajudando a construir essa nova empreitada e divida também com eles. Parte da boa avaliação não está em apenas apontar os erros, mas sim parabenizar a si e aos que estão com você pelos esforços e resultados obtidos até o momento.

Assumir riscos calculados

Na frase de Gates que reproduzimos acima, ele fala em “chegar aonde a maioria não chega”. Para se sair do que é conhecido e estabelecido, é necessário um espírito de aventura comum aos empreendedores de sucesso. Não quer dizer saltar sem paraquedas no Grand Canyon, mas significa, em determinados momentos, assumir riscos.

Isso não requer uma coragem acima do normal ou espírito kamikaze, mas um estudo muito detalhado e sólido sobre as possibilidades de cenário a partir do risco. E como é possível reduzir sua probabilidade e possíveis danos. Aliás, a partir dessa análise podem surgir, inclusive, maneiras mais seguras de assumir riscos. Portanto, calcule sempre antes de dar o passo.

Trabalhar, trabalhar, trabalhar.

Não adianta. Ser o próprio patrão significa ter o empregador mais exigente do mundo: você mesmo. Ninguém abre um negócio para perder dinheiro e tempo. Não é meta de nenhum empreendedor ficar no vermelho. Sabendo todos os esforços que foram necessários para transformar suas ideias em realidade, a vontade de manter e crescer, com certeza, vai ultrapassar a de qualquer outro à sua volta. Afinal, sucesso e trabalho caminham de mãos dadas.

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: