fbpx

5 dicas práticas para aumentar a produtividade da equipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Em tempos de crise econômica, em que o mercado é constantemente afetado por mudanças, as empresas têm que se adaptar e aprender a lidar com as instabilidades para se manter a pleno funcionamento. Durante esse período, aumentar a produtividade da equipe é um dos principais desafios dos gestores, uma vez que esse cenário também contribui para desmotivar os colaboradores, resultando na queda do seu desempenho.

Qualquer organização que almeja obter sucesso deve contar com funcionários concentrados, focados e em sincronia. Para isso, é fundamental adotar estratégias que promovam a motivação da sua equipe para atender as demandas do dia a dia.

Com os ajustes certos, você pode engajar os seus funcionários e colher melhores resultados. Quer saber como? Confira, abaixo as melhores práticas para elevar o rendimento da sua companhia!

1. Estabeleça metas realistas

Um plano predefinido com metas claras e realistas é decisivo para atingir melhores resultados. Desde uma estratégia de vendas, planejamento de marketing até uma pesquisa de mercado. Tudo tem que ser pensado e planejado de acordo com a realidade de produção da empresa.

Os seres humanos costumam ser movidos por motivações. Assim, para que a sua equipe trabalhe mais e com maior eficiência, é necessário estabelecer metas para que cada um cumpra a sua parte.

Determinar uma meta de faturamento incentiva o trabalho dos colaboradores de vendas e marketing a se unirem para produzir com mais qualidade, por exemplo. É importante ressaltar, porém, que os objetivos devem ser alcançáveis. Caso contrário, só trarão desgastes e desapontamentos.

2. Dê feedbacks constantes

Criar o hábito de comunicar-se constantemente com sua equipe permite que o gestor tenha a chance de ouvir as impressões dos funcionários de forma direta e identifique quais melhorias precisam ser realizadas no ambiente interno.

Portanto, dê feedbacks constantes sobre os resultados coletivos e individuais de cada projeto. Além de apontar o que tem que ser melhorado, não deixe elogiar os trabalhos realizados com excelência, pois isso causa efeito imediato sobre a produtividade, já que pessoas satisfeitas e felizes trabalham melhor, além de ter mais vontade de seguir se aperfeiçoando.

3. Padronize os processos internos

Quando uma mesma atividade é executada de maneira diferente e por pessoas distintas, a tendência é que os resultados também não sejam iguais. Nesse sentido, padronizar os processos internos é essencial para aumentar a produtividade da sua equipe.

Para ser bem-sucedido nesse procedimento, é recomendável conversar com os funcionários mais experientes e pedir sugestões de como os processos podem ser feitos de forma mais prática e eficiente. Como eles vivenciam a rotina da organização, entendem como as tarefas funcionam e como podem ser melhoradas.

Dessa forma, todo o setor terá mais facilidade em seu cotidiano, pois para cumprir uma atividade é só replicá-la conforme as normas definidas anteriormente.

4. Invista na automatização dos sistemas

Independentemente do seu nicho de atuação, toda a companhia tem obrigações comerciais, fiscais, funções administrativas, fluxo de caixa, entre outros processos burocráticos. Com tantos procedimentos a serem realizados diariamente, fica difícil controlá-los separadamente.

Pensando nisso, investir na automatização dos sistemas e processos é uma ótima estratégia para a organização. Afinal, as tarefas que demandam tempo e atenção podem ser feitas por plataformas automáticas, sem erros, enquanto a sua equipe foca no que realmente interessa.

5. Forneça ferramentas e infraestrutura para a colaboração

De nada adianta definir as metas a serem alcançadas se a empresa não fornecer um ambiente que viabilize a conquista destas. Sendo assim, é imprescindível oferecer todas as ferramentas e infraestrutura que a equipe precisa para colaborar e trabalhar motivada.

É possível implementar recursos intuitivos que ajudem os usuários a reduzir o trabalho manual e a melhorar a comunicação interna, bem como a execução das tarefas.

Como você pôde constatar, com as atividades mais ágeis e assertivas, combinadas com uma gestão de qualidade, a empresa pode aumentar a produtividade da equipe, mantendo-se competitiva no mercado e com maiores possibilidades de êxito financeiro.

Gostou deste post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam o que fazer para aumentar a produtividade das suas equipes!

Assine a nossa Newsletter