fbpx

5 tendências para o RH que você precisa acompanhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O RH é, com certeza, uma das principais áreas de uma empresa. O setor é responsável pela gestão dos funcionários, desde a contratação até uma possível demissão, e pelo rendimento deles na empresa. Por esses e outros motivos, é essencial estar atento às tendências para o RH.

Mas quais são essas tendências? Com o aperfeiçoamento da tecnologia é normal crescer também as inovações e as técnicas que auxiliam a gestão do RH e da empresa em si.

Aqui, listamos algumas das mais promissoras tendências que você definitivamente precisa seguir. Acompanhe e boa leitura.

 

1. Big Data

Big data é uma ferramenta muito utilizada nas grandes empresas. Por meio dele, é possível armazenar, analisar e estruturar informações que impactam diretamente o seu negócio.

Ao analisar os possíveis problemas, tanto do seu ramo de atuação quanto dos funcionários dentro da sua empresa, a ferramenta lhe auxilia na resolução de questões diárias e a ter uma visão mais ampla de como gerenciar o RH e seu o negócio de uma maneira geral.

2. Contratação Cega

Mas o que é contratação cega? É uma das tendências para o RH que você deveria implantar. Por meio de um software específico, você deixa de ter acesso às informações pessoais dos candidatos (nome, idade, gênero, endereço etc.), ou seja, você vai apenas selecionar os currículos com base nas experiências e capacidades dos indivíduos.

As pessoas passarão a ser chamadas pelo verdadeiro mérito, o que melhora muito a imagem da sua empresa e a qualidade dos colaboradores.

Essa é uma forma de combater a discriminação e de diminuir o risco de possíveis processos.

2. Aprimoramento de lideranças e retenção de talentos

Não basta apenas ter bons funcionários se você não aprimora o talento e trabalho deles. Ninguém quer ficar estagnado em uma empresa. A morosidade profissional é um dos grandes motivos de demissões.

Seus colaboradores querem ficar em uma organização que ofereça oportunidades de crescimento, de aprimoramento de talentos e cursos de capacitação. Ofereça isso a eles! Assim, seus maiores talentos ficarão com você e seus líderes estarão mais capacitados para gerir seu negócio.

4. Benefícios exclusivos

Da mesma forma que os cursos de capacitação e aprimoramento são fundamentais para o bom desenvolvimento do negócio, os benefícios também são considerados indispensáveis.

Nas tendências para o RH, ficou para trás o vale-alimentação e o vale-transporte. Claro que eles continuam sendo muito importantes, mas oferecer descontos em livrarias, sessões de cinema e teatro, convênio com universidades, planos de academia, descontos em determinados lugares e entre outros, atrai mais ainda seus funcionários.

Quanto mais benefícios a eles forem oferecidos, maior será a vontade de continuarem na sua empresa para conquistar isso!

5. Ambiente de trabalho informal

É o que está em alta hoje em dia. Um ambiente de trabalho informal estimula a criatividade de seus funcionários e oferece mais liberdade e flexibilidade para trabalhar da forma que se sentem mais confortáveis, o que aumenta o rendimento. Analise empresas como o Google e as startups que estão surgindo e baseie-se nelas!

Você precisa prestar atenção nas tendências para o RH para poder melhorar a gestão do seu empreendimento ou da empresa em que trabalha. Analise todas as informações e esteja preparado para o futuro.

E você, qual a tendência que se encaixa melhor com a sua empresa? Deixe o seu comentário.

Assine a nossa Newsletter