RH/Terceirização

ATENÇÃO CONDOMÍNIOS: e-Social também é para vocês

por Grupo Meta • 20/09/2018 • 16:25

A partir de julho de 2018 passou a ser obrigatório para todos os condomínios a utilização da plataforma e-Social, alterando a rotina administrativa de muitos síndicos e administradoras de condomínios. Com o e-Social, deverão ser informados em tempo real todas as rotinas trabalhistas, como admissões, aviso e pagamento de férias e desligamentos, que não poderão mais ser retroativos.

Como etapa preparatória para a implantação do eSocial, é de extrema importância que os empregadores façam a revisão da Qualificação Cadastral dos seus empregados.

As três etapas iniciais são: cadastro dos empregadores, informações relativas aos trabalhadores e envio da folha de pagamento.

Além das três primeiras, que devem ser obrigatoriamente feitas até novembro, terão ainda que substituir a GPS (guia de INSS) e enviar os dados de segurança e saúde dos trabalhadores (a partir de janeiro/2019).

O síndico que foi eleito para exercer atividades de direção condominial, desde que recebam remuneração ou isento de taxa de condomínio, é enquadrado na Previdência Social como Contribuinte Individual (S-2300) e deve ser enviado para o e-Social mensalmente.

Prazo para envio: Até o dia 07 do mês subsequente.

Para envio das informações, os condomínios devem possuir um certificado digital, pois a única forma de acesso ao sistema do e-Social será por meio da certificação eletrônica. Os condomínios devem providenciar o equipamento o quanto antes para não ter prejuízos.

Os condomínios que não cumpriram o prazo de envio das informações por meio do e-Social estarão sujeitos a penalidades e pagar multas.
Meta Folpag – 2018

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: