RH/Terceirização

6 práticas para aumentar a produtividade da equipe

por Grupo Meta • 29/07/2016 • 09:18

Práticas para aumentar a produtividade da equipeAumentar a produtividade da equipe é uma preocupação constante de todo gestor. Principalmente em épocas de recessão da economia, as empresas procuram formas de entregar mais por menos, para se manterem competitivas no mercado.

Neste artigo, vamos explorar 6 práticas que podem ajudar a aumentar a produtividade da equipe, fazendo com que todos consigam fazer mais em menos tempo.

1. Faça planejamentos diários

É comum vermos pessoas sempre muito atarefadas e vivendo com aquela sensação de que faltam horas no dia para tantas atribuições. Assim, logo que chegam na empresa, os colaboradores começam a responder seus e-mails e fazer suas atividades sem muita organização.

Destinar os primeiros minutos do dia para planejar as atividades pode ser uma ação fundamental para aumentar a produtividade da equipe.

Faça breves reuniões todos os dias pela manhã, de 10 a 15 minutos, somente para ajudar cada membro a organizar suas tarefas e garantir que elas estejam alinhadas com as demais atividades da equipe.

Além de planejar, esse tipo de exercício reforça o compromisso de cada membro do time em cumprir seus objetivos e entregar as tarefas no prazo.

2. Mantenha o time motivado

Manter as pessoas motivadas no trabalho é um dos fatores que mais impacta positivamente na produtividade da equipe.

Crie um ambiente de trabalho leve e descontraído, onde todos possam se sentir bem. É importante que todos se sintam realmente parte importante da organização. Valorize as conquistas, peça opiniões e forneça feedbacks constantemente.

3. Crie metas em conjunto

A definição de metas aumenta o compromisso da equipe em alcançar seus objetivos. No planejamento diário das atividades, defina metas sobre as tarefas que devem ser realizadas em cada dia e deixe as metas de cada indivíduo visíveis para todo o grupo.

Esta visualização constante reforça o compromisso de cada colaborador com a equipe, aumentando o senso de urgência na realização das tarefas.

As metas devem ser claras, objetivas e criadas junto com a equipe para não parecer nenhuma imposição. Do contrário, as pessoas podem se sentir desmotivadas a terem que cumprir metas com as quais não concordam e a produtividade pode ser afetada negativamente.

4. Invista em ferramentas

Existe uma variedade de ferramentas que facilitam a comunicação e a produtividade da equipe.

O bom uso de ferramentas simples, como calendário e até mesmo post-its, pode ajudar a melhorar a organização e a produtividade. Além disso, há uma variedade de sistemas que vão desde mensageiros instantâneos até complexas soluções de gestão de projetos disponíveis no mercado.

O importante é identificar quais as maiores dificuldades da empresa em relação à produtividade da equipe e buscar soluções que possam suprir essa demanda sem causar grandes impactos na cultura ou no orçamento da companhia.

5. Padronize processos

A padronização de processos pode ser uma grande aliada para aumentar a produtividade da equipe.

Quando se padroniza processos, a equipe acaba avaliando a melhor maneira de se executar as principais atividades. Isso aumenta consideravelmente o desempenho da equipe e facilita o treinamento de novos colaboradores.

6. Afaste distrações

As distrações são um dos maiores problemas que afetam a produtividade da equipe. Se possível, determine horários no trabalho em que os colaboradores possam usar redes sociais ou mensageiros instantâneos. Assim, é possível evitar que eles sejam usados indiscriminadamente. Segundo Nathan Gilmore, co-fundador da TeamGantt, “ter horas ininterruptas de trabalho pode fazer a produtividade da equipe subir”.

Você tem mais alguma dica para aumentar a produtividade da equipe? Deixe seu comentário!

CTA Segredos da Gestão de RH

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: