fbpx

Como elaborar um currículo online

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Antigamente, quem buscava por uma oportunidade de emprego procurava as vagas em jornais e ia pessoalmente nas empresas em busca de recolocação. Hoje, o cenário mudou: consultorias e sites especializados se unem para promover o encontro mais adequado entre empresas e candidatos, cujas características técnicas e objetivos devem estar alinhados. Uma boa apresentação pode ser fundamental para conquistar a vaga tão desejada. Por isso, o assunto deste post é como fazer um currículo online.

A tecnologia simplificou os processos de recrutamento e seleção, permitindo que os candidatos tenham acesso a oportunidades não só na sua região, mas até mesmo no exterior. Acompanhe a leitura e saiba como destacar a sua imagem profissional pela internet!

 

Organize as informações 

Organizar as informações é de suma importância e é um dos segredos para fazer um bom currículo online. Afinal, para um candidato ser chamado para uma entrevista o empregador precisa dos contatos e dados pessoais.

No entanto, muitas pessoas ficam na dúvida sobre quais exatamente são as informações primordiais de um currículo e, principalmente, sobre qual a melhor forma de apresentá-las. 

Nome, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail devem compor o cabeçalho. Esses e outros dados devem ser apresentados em pequenos blocos, optando por fontes padrões em tamanho adequado para leitura. O espaçamento entre linhas e parágrafos ajuda a manter o texto bem estruturado.

 

Utilize informações complementares

Considere as informações complementares que podem interessar ao recrutador, como:

  • disponibilidade para viagens, mudança de cidade ou horário;
  • categorias de habilitação, caso isso seja exigido pela vaga de interesse;
  • contribuições para a sociedade, como a participação em ONGs. 
  • cursos em áreas técnicas.

Você vai ver no tópico a seguir por que elas são importantes. 

 

Use uma palavra-chave

Quando você envia seu currículo por e-mail, cadastra o documento em uma plataforma ou o disponibiliza online, o uso de palavras-chave é fundamental para facilitar a busca do recrutador e o posicionamento na plataforma utilizada.

A palavra-chave nada mais é que as principais atividades desempenhadas na sua formação ou no cargo almejado, por exemplo, termos técnicos. Isso também serve para as informações listadas acima: muitas vezes, a empresa pode preferir contratar um colaborador que consiga realizar serviços utilizando uma moto. Nesse caso, ao procurar pela “habilitação AB”, o recrutador vai encontrar o seu currículo com mais facilidade.

 

Invista em boas plataformas

Se estamos falando sobre como fazer um currículo online, devemos considerar as plataformas voltadas à oferta de vagas e à busca de empregos. 

Não há dúvidas de que a internet seja um dos melhores lugares para procurar trabalho. Hoje, são inúmeros sites e plataformas disponíveis com essa finalidade. 

Algumas empresas especializadas em recrutamento e seleção possuem sites gratuitos e é indispensável manter o seu perfil atualizado para participar de processos. 

Viu como fazer um currículo online não é uma tarefa complicada? No entanto, manter o documento em destaque pode ser desafiador. Esperamos que as dicas expostas neste material contribuam para que você conquiste a oportunidade dos seus sonhos.

Gostou das informações e quer continuar recebendo conteúdos relevantes para a sua carreira? Assine já nossa newsletter!

Assine a nossa Newsletter