fbpx

Como envolver minha equipe na gestão de qualidade?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

como-envolver-minha-equipe-na-gestao-de-qualidadeO maior ativo de toda instituição são as pessoas que nela trabalham. São elas que dão vida e dinamismo aos processos e é também por meio delas que você conseguirá melhores resultados na gestão de qualidade — ainda mais em tempos de crise!

Para conseguir extrair estes bons retornos, é necessário investir no relacionamento entre colaboradores e instituição. E, procurando lhe ajudar nessa tarefa tão desafiadora, listamos as principais atitudes que você pode tomar neste cenário.

Continue nos acompanhando e saiba mais!

Tenha treinamentos constantes

Equipes desatualizadas correm sempre o risco de tornarem-se equipes acomodadas. Por isso, faça treinamentos, contrate ou desenvolva workshops e palestras que sejam de interesse do seu pessoal e proponha algumas atividades posteriores para instigar o entrosamento dos envolvidos.

Faça com que o ambiente do seu negócio esteja sempre favorável à troca de experiências e colaboração de seu time. Isso é parte do caminho para seu sucesso!

Divulgue metas e objetivos

Entender qual é o seu papel em uma engrenagem maior ajuda muito os stakeholders a conseguirem se motivar com os objetivos finais da empresa.

Sendo assim, demonstre e explique como o trabalho deles reflete diretamente nos resultados e, na hora de informar as metas e objetivos, utilize aqueles que sejam de mais fácil mensuração — para compreensão geral da equipe, sempre.

Use gamificação

Trabalhar em formatos de gamificação — utilizando métodos de recompensa para o atingimento de metas e execução de procedimentos dentro do negócio — é uma ótima ideia para aumentar o dinamismo da rotina de trabalho.

Aproveite para focar os objetivos desta ferramenta de gestão e integração nos processos que se relacionem com a gestão de qualidade, além da interação entre o seu pessoal.

Envolva os funcionários na busca de soluções

Na hora de enfrentar problemas novos ou desenvolver projetos, busque trazer para perto as pessoas que serão afetadas por estas tarefas. É fundamental que elas opinem, uma vez que fazem parte do processo.

Como um bom gestor, abra espaço para que elas apresentem suas ideias e sugestões e realmente pondere a utilização destas participações durante a execução dos projetos do negócio.

Valorize a participação

O estímulo positivo é sempre uma boa ideia quando o assunto é engajamento de equipes. Por isso, estimule as pessoas que vierem com novas ideias e quiserem participar mais ativamente dos desafios do trabalho.

É comum que existam colaboradores mais tímidos, mas deixe claro que, em grupos ou individualmente, todos possuem a chance de expor seus pontos de vista!

Delegue atividades e responsabilidades

Avalie como é possível dividir as responsabilidades e as tarefas de maneira que todos sintam que o sucesso da empresa depende também deles. Isso sem sobrecarregar seu time com muitos processos que irão estressá-los ao ponto da produtividade cair, é claro!

Avalie bem o perfil, a função e a posição hierárquica de cada um e faça a delegação. Caso seja necessário, vá fazendo ajustes durante o tempo até encontrar uma configuração ideal.

Sabemos que todo ser humano é diferente e necessita de uma certa atenção para que possa produzir os melhores resultados. Seguindo estas dicas, você irá conseguir melhorar bastante o envolvimento da sua equipe na gestão de qualidade!

E aí, ainda quer ver um pouco mais sobre assuntos ligados à gestão? Então, confira as 8 qualidades que um gerente de Recursos Humanos deve ter e continue construindo sua jornada até o sucesso!

CTA A evolução da contabilidade

Assine a nossa Newsletter