Cultura organizacional: o que é e qual a importância?

Recursos Humanos/Terceirização

Cultura organizacional: o que é e qual a importância?

02/07/2019 - 13:54

A fim de atingir melhores resultados, contar com um ambiente de trabalho focado e eficiente é o objetivo de todos os gestores. Nesse contexto, a cultura organizacional torna-se determinante para o sucesso dessa empreitada.

Em termos gerais, a cultura organizacional reúne as crenças, os comportamentos, os hábitos, os rituais, os valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma organização. Quando implantado corretamente, esse conceito é capaz de promover a motivação dos funcionários, ajudando-os a aprimorar suas habilidades e a crescer junto com o negócio.

A falta de uma cultura organizacional bem definida pode acarretar diversos problemas entre os colaboradores, que vão desde o baixo nível de produtividade até a insatisfação com os seus líderes.

Então, não perca tempo e confira agora mesmo quais são as principais vantagens de adotar a cultura organizacional na sua companhia!

Torna a contratação mais eficiente

Um colaborador que não está em sintonia com a cultura organizacional pode ter comportamentos incompatíveis tanto com os valores que a empresa deseja transmitir quanto com os resultados que pretende alcançar. Por ser um representante da organização, qualquer funcionário desalinhado pode ser o suficiente para passar uma imagem ruim do negócio.

A partir do momento em que existe uma cultura organizacional clara, o departamento de recursos humanos tem mais facilidade para realizar contratações de forma eficiente, o que significa contratar profissionais que tenham os mesmos valores e estejam de acordo com o perfil e o posicionamento da empresa.

Aumenta a retenção de talentos

Na atualidade, em que a satisfação pessoal é tão ou mais importante que a profissional, não basta apenas um bom salário para que um colaborador escolha permanecer em uma companhia. Os melhores funcionários costumam ser atraídos por projetos interessantes, pela valorização dos seus esforços, pela possibilidade de crescimento na organização e por um ambiente de trabalho agradável.

Se a cultura organizacional oferece os quesitos citados acima, o RH consegue mais recorrentemente reter os talentos na empresa. Ao se identificar com essa cultura, o funcionário tende a ter mais motivação e comprometimento com a execução das suas tarefas, deixando de ser apenas um trabalhador e passando a sentir-se parte do negócio, pois entende que é capaz de fazer a diferença na sua função.

Promove economia de tempo e de dinheiro

Um grupo de pessoas que está trabalhando na mesma sinergia em busca de resultados individuais e coletivos é mais eficiente, na medida em que se relaciona melhor entre si, diminuindo as chances de erros nas suas atividades — fator que também eleva a sua produtividade.

Diante do ambiente agradável, coeso e focado proporcionado pela cultura organizacional, há economia de tempo e de dinheiro, visto que não é necessário investir no retrabalho. Por sua vez, este nada mais é do que aplicar esforços e recursos para consertar eventuais erros provenientes tanto da falha na comunicaçãoquanto da contratação de profissionais com perfil inadequado para o negócio, entre outros fatores.

Permite uma maior identificação por parte dos clientes

Quando bem praticada, a cultura organizacional de uma empresa tem o poder de influenciar as pessoas, de modo a guiar seus comportamentos e mentalidades. Assim, quanto mais e melhor a cultura organizacional for vista pelo mercado — incluindo seus clientes —, maior será a identificação deles com a marca e, consequentemente, a fidelização.

Portanto, além de transformar positivamente o ambiente interno da organização, os benefícios da cultura organizacional também causam impactos externos, adicionando objetividade, sintonia e produtividade entre todas as pessoas afetadas pelas suas atividades.

Quer melhorar a gestão e a cultura organizacional da sua empresa? Entre em contato com o Grupo Meta e descubra o que podemos fazer por você!

Somos especialistas em tornar a gestão das empresas mais ágil e segura.