fbpx

Culture Code: como construir um para sua empresa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Quer você saiba ou não, a sua empresa tem uma cultura própria. Isso significa que os seus colaboradores compartilham valores e comportamentos no dia a dia de trabalho dentro da organização. Isso tem uma grande influência nos resultados gerados.

Porém, para garantir o alinhamento do time em torno dos objetivos organizacionais do seu negócio, é essencial que você crie um culture code. Ele é um conjunto de valores e padrões de condutas que definem a identidade da empresa, as suas crenças compartilhadas e comportamentos esperados.

Quer saber como construir um culture code para a sua empresa? Leia este artigo e descubra!

 

Faça um diagnóstico de cultura

Comece entendendo como a sua empresa funciona hoje e qual a cultura disseminada na organização. É essa pesquisa que vai auxiliar na criação de planos de ação para modificar comportamentos indesejados e disseminar valores e crenças compartilhadas.

Portanto, colha dados com os seus colaboradores e crie relatórios sobre a cultura atual. A partir daí, revise os principais pontos levantados e busque entender quais estão coerentes com a imagem que você efetivamente deseja passar.

 

Consulte o seu planejamento estratégico

Verifique seu planejamento estratégico e entenda quais são os objetivos da sua empresa a curto, médio e longo prazo. Revise, também, a missão e a visão do negócio.

Essas devem ser as diretrizes do novo culture code do negócio, de forma a mostrar coerência e alinhamento entre o que você quer para o futuro da empresa e o comportamento e os valores da equipe.

 

Estabeleça os valores principais

Com todos esses dados em mãos, liste os principais valores do seu negócio. Saiba que não existem limites para o culture code, mas quanto mais simples e claro ele for, melhor. Existem empresas que definem até 15 valores, enquanto outras resumem o culture code em apenas 3 frases.

Após listar os valores, faça um pequeno texto explicando o que eles significam e o porquê da escolha. Além disso, é importante mostrar como eles devem ser colocados em prática dentro da empresa.

 

Divulgue dentro e fora da empresa

O seu culture code só funciona quando você o tira do papel e coloca em prática. Para isso, é importante compartilhar essas diretrizes com toda a sua equipe.

Portanto, crie momentos para incluir os colaboradores no processo e explicar o culture code para o time. Essas capacitações não precisam ser realizadas no modelo tradicional — como palestras ou aulas. Pelo contrário!

É importante que o time se engaje e se identifique com o culture code da empresa, sendo que você pode investir em dinâmicas, workshops e gamificação com essa finalidade. Além disso, é importante que você compartilhe esses valores com os seus clientes e demais stakeholders do negócio. Portanto, divulgue-os nas páginas da sua empresa para que todos saibam as crenças e atitudes do negócio.

Quando você estabelece um culture code para a sua empresa, passa a contar com uma equipe coesa e alinhada em torno de determinadas crenças e atitudes. Com isso, todos se unem em torno dos objetivos do negócio, potencializando os resultados da organização e criando um diferencial competitivo perante o mercado.

Este artigo ajudou a entender mais sobre culture code? Quer tirar dúvidas ou compartilhar experiências? Então, deixe um comentário abaixo!

Assine a nossa Newsletter