fbpx

Descubra como fazer uma boa avaliação de desempenho na empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Você já se perguntou como saber se a organização está atingindo suas metas? Pois saiba que a resposta é simples: por meio da avaliação de desempenho. Contudo, o grande risco é implantar um sistema que não apresente resultados.

Então, como fazer avaliação de desempenho de forma eficiente? O primeiro passo é conhecer como essas avaliações são desenvolvidas e podem ser usadas.

Acompanhe a leitura para compreender a importância da avaliação de desempenho e descobrir como aplicá-la.

 

Por que aplicar a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é um método capaz de medir e analisar a performance dos colaboradores nas tarefas. Avalia se os objetivos esperados estão sendo alcançados, bem como tem a possibilidade de verificar se há falhas no processo de trabalho para que possam ser corrigidas.

Com base nos pontos positivos e negativos da atuação de cada colaborador, decisões como promover, bonificar ou demitir são tomadas. Ao promover incentivos a partir dos pontos positivos, essa ferramenta estimula o potencial dos colaboradores na empresa. Além disso, contribui para o desenvolvimento profissional e pessoal deles.

Tais fatores aumentam a satisfação e o engajamento do profissional, o que se reflete na produtividade individual ou do grupo. Por isso, é muito importante a empresa buscar por estratégias de mensuração.

 

Como fazer avaliação de desempenho?

Defina os objetivos

Na construção de um sistema de avaliação de desempenho, deve-se considerar os objetivos de curto e longo prazo. Eles representam os resultados quantitativos e qualitativos que a empresa deve alcançar em determinado período de tempo.

Dentre os objetivos de medição de desempenho estão: corrigir situações fora de controle, avaliar as necessidades de mudanças, determinar necessidades de treinamento, decidir quando aumentar responsabilidades ou dispensar um colaborador.

 

Escolha o modelo de avaliação

O próximo passo é conhecer os modelos de avaliação e encontrar aquele que condiz com o perfil da organização. Diversas ferramentas foram criadas para avaliar o desempenho organizacional, entre elas destacam-se:

  • avaliação de desempenho de pessoal;
  • autoavaliação de desempenho;
  • avaliação de desempenho 360 graus;
  • avaliação de desempenho por competências.

 

Determine os fatores de avaliação

De acordo com os objetivos estabelecidos, escolha os indicadores de desempenho e identifique como cada critério será avaliado. Por exemplo, o fator quantidade de trabalho avalia o volume de trabalho útil produzido e pode ser avaliado como nunca alcança o esperado.

Já o fator domínio de função avalia o nível de conhecimento exigido pela função exercida e pode ser avaliado como alto nível de experiência que permite novas funções.

 

Implante o sistema

Para a implantação do sistema de avaliação, considere o período de conscientização. Os colaboradores devem ser informados de modo que todos compreendam o que realmente se está perseguindo. Decida qual será a periodicidade de aplicação do sistema de avaliação de desempenho. Depois, submeta a avaliação a todos os interessados. Analise e emita os relatórios correspondentes.

 

Elabore um sistema de feedbacks

O sistema de comunicação da empresa deve permitir que todos os colaboradores saibam quais são os objetivos dela e consigam visualizar de que forma seu desempenho contribui para o cumprimento deles. Além de apresentar as percepções de sua avaliação ao colaborador, deve-se também informar quais são os projetos de melhorias para garantir seu desenvolvimento.

 

Faça manutenção e controle do sistema de avaliação

O resultado do estabelecimento de um sistema de avaliação depende da monitoração do seu desempenho. Esse controle avalia a eficiência do modelo escolhido no contexto da organização.

Dessa forma, podem ser determinados quais ajustes devem ser realizados no planejamento e na implantação. Portanto, devem ser considerados aspectos como se os objetivos foram atingidos e os níveis de engajamento e satisfação dos colaboradores com o sistema.

A avaliação de desempenho é composta por etapas que precisam ser seguidas para garantir sua efetividade, sempre considerando as particularidades de cada empresa. Quando feita de maneira correta, contribui para a real estimativa da performance dos colaboradores, permite a descoberta de novos talentos e alimenta os sistemas de incentivos.

 

Agora que você já sabe como fazer avaliação de desempenho de maneira eficiente, é só colocar em prática! Siga-nos nas redes sociais e acompanhe mais informações para ajudar na gestão de pessoas em sua empresa. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Assine a nossa Newsletter