RH/Terceirização

Descubra por que a gestão de RH é uma função indispensável para sua empresa

por Grupo Meta • 18/06/2015 • 11:16

Descubra por que o RH é uma função indispensável para sua empresaUma empresa, independentemente do seu ramo de atuação, é formada por pessoas. E são elas que têm o poder de contribuir para o sucesso ou o fracasso do negócio. Muitas empresas hoje têm se dado conta disso e buscado investir mais e fornecer mais autonomia para que o setor de RH possa exercer um papel que contribui efetivamente para seu resultado.

Esse artigo abordará essa importância e as contribuições que o setor de RH pode oferecer para a empresa. Confira!

A evolução do setor de RH

Durante muito tempo o RH foi visto apenas como uma parte operacional que era responsável apenas pela burocracia que envolve as questões trabalhistas (como contratações, demissões, aviso de férias, entre outras).

Hoje a visão tem evoluído e o RH se transformou em uma efetiva gestão de pessoas. Através dele as empresas podem contar com profissionais adequados e capacitados, enquanto os colaboradores percebem o reconhecimento e são mais integrados ao seu ambiente de trabalho. Nossos tópicos a seguir demonstram essa importância que o RH tem para a sua empresa e por que ele acabou se tornando peça indispensável para uma boa gestão:

Contratações

O setor de RH é o setor responsável por realizar os recrutamentos e seleções de novos colaboradores para a empresa. É através dele, com suas técnicas e conhecimentos, que serão selecionados os melhores profissionais do mercado e os que possuem um perfil que, além de atender as necessidades da empresa, será compatível com a visão, os valores do negócio e com a função que será executada.

Capacitação

Cabe ao RH promover o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores para que eles estejam, cada vez mais, qualificados para o exercício de suas atividades. Além disso, através do conhecimento e alinhamento com as estratégias da empresa, o RH é capaz de fornecer um direcionamento para que os objetivos da empresa sejam alcançados e sua ideologia seja seguida, sem que as equipes se percam no processo.

Políticas de reconhecimento

Questões como benefícios, plano de carreira e promoções também são de responsabilidade do setor. Também podemos citar políticas voltadas para a qualidade de vida dos funcionários e a comunicação interna, que tem o papel de aproximar os colaboradores através da divulgação de notícias que acontecem dentro e fora do ambiente corporativo.

Essas medidas auxiliam diretamente na motivação dos funcionários e na retenção de talentos. Elas fazem com que os funcionários se sintam inseridos no contexto em que a empresa se encontra e saibam que contribuem diretamente para os resultados que são alcançados. Isso estimula ainda mais na contribuição que as pessoas têm a oferecer para o sucesso da empresa.

Se antes o RH já era um setor necessário por lidar com questões burocráticas que envolvem órgãos governamentais, hoje podemos dizer que ele se tornou ainda mais importante à medida que possui o conhecimento e as ferramentas necessárias que ajudam a impactar diretamente no alcance dos objetivos organizacionais.

Dessa forma, reconhecer que as pessoas, e não os processos, são responsáveis pelo sucesso da empresa e investir na sua gestão, são tarefas indispensáveis para o sucesso de um negócio.

O que achou do post de hoje? Qual é a contribuição que o RH tem oferecido à sua empresa? Compartilhe suas experiências e opiniões através dos comentários!
[cta id=’770′]

Artigos relacionados

Newsletter

Receba dicas e as novidades do mercado para ganhar muito mais tempo e eficiência nas operações da empresa! Preencha seus dados e assine nossa newsletter: